
Petrobras anuncia aumento de 19% no preço de venda do gás natural
Produto é matéria-prima do GNV, gás de cozinha encanado e de uso de indústrias
Redação Chico da Boleia
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29), que fará um reajuste de 19% no preço de venda do gás natural para as distribuidoras. O novo valor será válido a partir deste domingo (1º).
De acordo com a estatal, “o ajuste decorre da atualização com base nas fórmulas acordadas, que vinculam a variação do preço do gás às variações do petróleo brent e da taxa de câmbio. Os preços atualização ficarão vigentes até 31/07/2022, conforme condição previamente negociada e estabelecida nos contratos firmados”.
O gás natural é matéria-prima do GNV e do gás de cozinha encanado, bem como de uso de determinados setores de indústria, que o convertem como fonte de energia.
Vale ressaltar que o botijão de gás tem como referência o GLP, ou seja, neste momento, não sofrerá reajuste.
– A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas – afirma a empresa por meio de nota.
Comentarios