O THOR 24, o caminhão mais quente do planeta, foi vendido em leilão por um valor recorde!

THOR 24 tornou-se propriedade de outra pessoa que tirou uma grande quantia de dinheiro do bolso. Por outro lado, o criador da máquina extraiu seu dinheiro investido com ponta e espessura!

O caminhão capaz de produzir cerca de 4.000 hp foi vendido no final de semana passado durante um leilão organizado em Riad, capital da Arábia Saudita, pelo valor total recorde para um veículo de sua categoria – US $ 13,2 milhões (12 milhões + 10 % de imposto)!

Somente um verdadeiro amante de caminhões poderia fazer uma coisa dessas! Mike Harrah, um empresário do sul da Califórnia, investiu pelo menos sete anos de sua vida e pelo menos US $ 7.000.000 para fazê-lo aparecer no mundo!

O THOR 24 é o caminhão mais quente do planeta e impressiona a atenção dada aos detalhes!

O THOR 24 é fabricado a partir do chassi de um caminhão Peterbilt 359, o ano de produção em 1979. É lançado por dois motores a diesel V12 bimotores, da Detroit Diesel, além de mais 8 compressores mecânicos BDS 8-71! Com dois originais que cada hélice tem em estoque, o número total sobe para 12!

O volume total da unidade de propulsão é de 27,9 litros e gera um total de cerca de 4.000 hp (medido no suporte do dinamômetro). O torque máximo deve ser ainda mais colossal! O comprimento do eixo de acionamento que gira os compressores é superior a dois metros e meio.

O coletor de admissão é constituído por uma fina placa de alumínio e, em cima, são instalados oito tanques com óxido de nitrogênio (NO2). Acabamentos de exaustão contam 24 peças!

A 2.500 rpm, o motor diesel de 24 cilindros fornece 3.471 cavalos de potência. A tração é transmitida ao eixo traseiro através da transmissão automática Allison HT740.

O THOR 24 tem 13,41 metros de comprimento, pesa 14.515 kg e pode correr a uma velocidade máxima de 210 km / h, exceto que é difícil parar. Mas por esse motivo e por razões de segurança, quatro pára-quedas especiais são montados no para-choque traseiro.

Devido ao enorme peso do motor, a suspensão dianteira do caminhão de estoque nem sequer permitiu que o volante girasse, sendo substituído por uma suspensão em forma de A de um ônibus. O chassi em si é feito de tubos de metal retangulares com uma espessura de parede de aproximadamente 16 milímetros. As enormes rodas de alumínio da Alcoa são cobertas com pneus medindo 315/30 R22.5 na frente e 315/11 R24.5 na traseira.

Na cabine, o quadro é composto por 24 relógios! Os cintos de segurança estão fixos nos assentos. Acima do motorista, há quatro monitores que exibem uma imagem da estrada em frente ao carro. Há também uma área de descanso personalizada, que também inclui uma TV de tela de 40 polegadas, além de um sistema de áudio que permite mascarar. Uma Unidade de Força Auxiliar (APU) com motor a jato Hawker instalada atrás da cabine é responsável por alimentar tudo isso.

A máquina está atualmente em um hangar de aeronaves no estado do Arizona.

Fonte: Autoblog
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