O que fazer para não dormir ao volante?

sono

Não adianta: pode ser depois do almoço ou no fim do dia e até mesmo ao acordar. Muitas vezes nosso corpo nos dá sinais de cansaço que a gente precisa respeitar. Muitos acidentes são causados por motoristas que dormiram ao volante e isso é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Por isso, confira as nossas dicas para evitar esta situação!

Se exercite! No trânsito, acabamos fazendo muitos movimentos repetitivos e ao dirigirmos por horas seguidas, começamos a nos sentir fadigados. Então é importante você conseguir incorporar algum tipo de exercício na sua rotina. Se estiver se sentindo muito cansado e precisar continuar a viagem, pare um pouco e alongue-se, para movimentar o corpo e diminuir o cansaço. Se espreguice, beba bastante água e ouça aquela sua música favorita, que te anima!

Não use estimulantes. Se você está cansado é um sinal de que seu corpo já chegou ao limite. Bebidas energéticas e café podem até te ajudar a se manter acordado, mas o cansaço continua ali.

Cuide da alimentação! Evite comer comidas muito pesadas na hora do almoço, pois o sono pode bater. Para não ficar com fome, tente fazer lanches leves entre as refeições. Também ajuda não pegar a estrada logo após comer. Espere um pouquinho, relaxe, para depois partir novamente!

Evite viajar nos horários em que você já sabe que fica mais cansado. E não esqueça: dirigir à noite exige muito mais da nossa atenção e dos nossos reflexos e é exatamente neste momento em que estamos menos dispostos. Procure evitar dirigir à noite, é melhor para a sua saúde e mais seguro.

Repousar sempre! Planeje sua viagem com antecedência, incluindo nos planos seus horários de descanso e respeite isso. Você se sentirá muito mais disposto e com menos sono durante o dia!

Então caminhoneiro, tenha sempre em mente: respeite os limites do seu corpo, cuide-se e guie com tranquilidade!

Fonte: Volvo na estrada

Comentarios