Novo serviço de locação de veículos da Mercedes-Benz é pauta de entrevista do Chico da Boleia

(Imagem: divulgação)

A Mercedes-Benz lançou, recentemente, lançou mais um serviço para os clientes da marca: a Mercedes-Benz Locação – Caminhões e Ônibus, o primeiro da marca na América Latina. E para esclarecer dúvidas e entender melhor sobre essa nova fase da marca no país, o Chico da Boleia entrevistou Maurício Bertolacini, Head de Vendas da Operação da Daimler Truck Locações e Serviços.

“Essa nova empresa, a Mercedes-Benz Locação – Caminhões e Ônibus integra a Daimler Truck Financial Serviços, empresa que oferece financiamento e é um dos braços da Daimler Truck. Esse novo produto foi criado no ano passado, para oferecer um serviço novo no mercado devido, principalmente, a demanda dos clientes, ouvindo também os concessionários e percebendo uma mudança no comportamento, no pensamento do brasileiro quando o assunto é locação”, conta Bertolacini.

Maurício explica que, atualmente, o consumidor enxerga a locadora como mais uma forma de compra, de composição de frota. “Inicialmente, colocaremos veículos Accelo, Atego e a Actros no prazo de 36, 48, 60 meses, com as manutenções incluídas no plano da fábrica e ainda com o seguro também oferecido pela corretora”.

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Com experiência de 23 anos na área, Maurício assume essa nova jornada no segmento de locação e aponta o crescimento desse serviço no Brasil devido as vantagens para as empresas, especialmente pelo custo-benefício.

“Quando o cliente vai a uma concessionária comprar o veículo, a primeira pergunta feita é o valor da parcela. Nesse momento, ele faz a conta para saber o que vale mais a pena, comprar ou locar o caminhão, por exemplo. A dúvida que fica é em relação a pagar o valor total e manter o bem, ou alugar e depois devolvê-lo. E o que trabalhamos junto com nossos vendedores são os benefícios ofertados por meio da locação, sendo uma das primeiras vantagens não precisar usar seu crédito, em dinheiro ou guardado no banco, para a compra do veículo, pois ele é da locadora. Então, com esse dinheiro, o cliente pode investir em outro caminhão, na empresa dele, em um terreno, na compra de uma nova máquina, etc”, explica Maurício.

Bertolacini destaca que existem outras vantagens para a locação dos veículos como as parcelas únicas (com tudo incluso); os modelos oferecidos estão prontos para entrega, não há necessidade de aguardar alterações; planejar melhor a organização do espaço físico na empresa; e pagar menos impostos, dependendo do regime tributário.

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“Outra vantagem é a rapidez no atendimento quanto o assunto é manutenção. O serviço já é garantido na hora da locação, de maneira eficaz. No caso da revisão, ela é feita de um dia para o outro ou até no mesmo dia. A manutenção corretiva pode demorar um pouco, dependendo da demanda”, destaca Maurício.

Questionado sobre o custo desses serviços e de quem fica responsável pelas despesas, o especialista explica que a Mercedes oferece planos específicos que atendem as necessidades de cada cliente. Ao todo são quatro planos que vão desde o básico, com serviços preventivos, ao mais completo, voltado, principalmente, para grandes empresas que não possuem estrutura para realizar as manutenções.

“Estamos apenas começando com a oferta desse serviço de locação, mas a projeção é de crescimento contínuo para a marca, principalmente devido à alta procura. Um dado interessante é que, em 2022, 6,5% de todos os caminhões zero quilômetro vendidos foi para locadora. Em 2023, esse índice passou para 10,5% e a projeção para esse ano é 14%”, conclui o entrevistado.

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