Mercedes-Benz lança aprimoramentos na família Axor de caminhões extrapesados

  • Cabina com suspensão pneumática passa a ser item de série para caminhões rodoviários Axor 4×2 e 6×2 com motor OM 457 e cabina leito
  • Novidade amplia o conforto e bem-estar a bordo, assegurando maior produtividade para o motorista no dia a dia do transporte
  • Axor é um dos caminhões mais completos do País, oferecendo câmbio automatizado PowerShift, freios ABS, ar condicionado e trio elétrico como itens de série
  • Linha Axor é reconhecida pela versatilidade de aplicação em curtas, médias e longas distâncias

Reafirmando a posição do caminhão extrapesado Axor como um dos mais completos do País, a Mercedes-Benz introduz suspensão pneumática na cabina dos modelos rodoviários 4×2 e 6×2 com motor OM 457, versões leito teto baixo ou teto alto.

Item de série para os cavalos-mecânicos Axor 2036 e 2041, ambos 4×2, e para os modelos Axor 2536, 2541 e 2544, com tração 6×2, a suspensão pneumática amplia notavalmente o conforto e o bem-estar a bordo, proporcionando maior satisfação ao motorista e maior produtividade no dia a dia de trabalho.

“Com essa novidade, estamos incrementando ainda mais o amplo pacote de itens do Axor rodoviário, que já conta com avançados componentes, como câmbio totalmente automatizado PowerShift, freios ABS e ar condicionado de série”, afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, otimizamos a já excelente relação custo/benefício deste caminhão, assegurando maior rentabilidade para os nossos clientes”.

De acordo com Tânia, a introdução da suspensão pneumática na cabina do Axor rodoviário também atende à demanda das empresas de transporte de carga e logística. “O incremento do nível da atividade econômica e o consequente aumento do transporte de carga e produtos fizeram com que os motoristas se tornassem uma mão-de-obra escassa e valorizada. Por isso, o seu conforto e bem-estar tomaram ainda maior relevância, tornando-se fatores de peso na decisão de compra de um caminhão”.

Suspensão pneumática propicia melhor absorção de impactos

O significativo aumento de conforto do caminhão Axor é proporcionado pela completa renovação do sistema de suspensão da cabina, que passou a ser composto por quatro pontos pneumáticos (bolsas de ar), em substituição aos quatro pontos metálicos (molas helicoidais), conceito ainda disponível para alguns caminhões da família Axor. “Cabe ao cliente escolher a versão mais adequada às suas necessidades de transporte e às condições das vias onde sua frota irá operar”, destaca a executiva. “Seja qual for a escolha, ele conta com o mesmo padrão de qualidade, resistência e durabilidade característicos da marca Mercedes-Benz”.

A suspensão pneumática da cabina propicia uma melhor absorção e amortecimento dos impactos causados pelas irregularidades das vias. Além disso, isola as vibrações e minimiza os solavancos provocados pelos desníveis da estrada, o que torna a tarefa de dirigir muito mais agradável e segura. Esse elevado conforto naturalmente leva a uma maior satisfação e, consequentemente, à maior produtividade do motorista.

Câmbio PowerShift totalmente automatizado é destaque no mercado

O prazer de dirigibilidade ganha contornos ainda maiores graças ao Mercedes Powershift, equipamento de série para caminhões rodoviários Axor com motor OM457 que é um importante diferencial de conforto da marca Mercedes-Benz.

O Mercedes PowerShift é um câmbio mecânico com acionamento automatizado sem pedal de embreagem. Pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do condutor do caminhão. A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista.

O avançado câmbio PowerShift realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto de operação para o motorista. Além disso, contribui para a otimização do consumo de combustível e tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas de uma frota, aproximando os menos experientes aos melhores, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.

Mais conforto a bordo

O sistema de ar condicionado é outro importante item de série do Axor rodoviário, resultando em conforto superior no interior da cabina. Isso também contribui para maior comodidade e produtividade no transporte.

Os caminhões rodoviários Axor da Mercedes-Benz oferecem ainda um dos mais completos pacotes de itens de série da categoria.Estão disponíveis também componentes como trio elétrico, fechamento centralizado das portas com controle remoto, exclusivo freio-motor Top Brake, freios a disco ou tambor, freios ABS e computador de bordo com planejamento da manutenção do veículo, controle do consumo de combustível e diagnóstico de falhas.

Versatilidade de aplicações rodoviárias e fora de estrada

Por suas características de resistência, durabilidade e baixa manutenção, a linha Axor é especialmente indicada para os clientes que valorizam um veículo robusto, confiável e que ofereça um vantajoso custo operacional, sejam eles autônomos, transportadores de carga própria ou empresas transportadoras de cargas.

Para curtas, médias e longas distâncias rodoviárias, os caminhões Axor são oferecidos nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4. Os clientes têm à escolha versões cavalo-mecânico e caminhão plataforma, para diversas aplicações, como operações logísticas, transporte de cargas fracionadas e paletizadas, produtos industrializados, eletrodomésticos, móveis, veículos, bebidas, hortifrutigranjeiros, cargas frigorificadas, cargas líquidas, cereais, alimentos e outros produtos.

Para as operações fora de estrada, a linha Axor inclui cavalo-mecânico, caminhão plataforma, além de basculante e betoneira, todos com tração 6×4. Estes veículos são indicados para a construção civil, agroindústria, usinas de açúcar e álcool, empresas de cultivo e extração de madeira e companhias mineradoras.

Fonte: Mercedes-Benz

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