Mercedes-Benz apresenta o novo Econic: inovador, eficiente e sustentável

Que o novo Econic tem um grande número de importantes inovações além do já conhecido alto desempenho dos motores Euro VI, não é novidade. Mas o novo modelo possui à primeira vista um design moderno que constitui o coração do conceito Econic. A cabine espaçosa com sua entrada e saída ergonômicas foi rigorosamente atualizada e ganhou um design muito mais avançado para tornar o trabalho mais eficiente.

Há também inovações no chassi: a vasta gama de versões dos chassis permite que o Econic seja utilizado para uma grande variedade de aplicações. Apesar do aumento de peso ou componentes adicionais Euro VI, foi possível manter a carga anterior por medidas de economia de peso do chassi e da estrutura. Um grande número de componentes foi instalado, tais como os sistemas eletrônicos, componentes de chassis, novo trem de força e controles operacionais. No geral, o Econic é um veículo completamente novo.

Ao primeiro olhar é bastante claro que o novo Econic é membro da nova família de caminhões Mercedes-Benz. A nova grade do radiador, os para-choques mais fortes e padrão de lâmpadas LED diurnas identificam o design moderno da cabine. O novo arranjo imediatamente chama a atenção. Além disso, estão instalados todos os componentes necessários para o Euro VI.

No novo Econic, o cockpit foi completamente revisto e possui novo volante multi funções que permite visualização do painel de instrumentos e rápido alcance às funções do rádio. No mesmo volante também estão outros comandos que contribuem para dar ao motorista melhores condições de trabalho.

Outra alteração do Econic foi seu sistema de freios. Com o controle de transmissão na mesma altura do volante, os comandos ficam fáceis de usar. Existem compartimentos para organizar objetos e porta-copos integrado no console central. Atrás dos assentos de passageiros há também mais espaço para armazenamento de objetos.

A principal característica que confere sustentabilidade ao Econic é a redução de quase 90% de poluentes, promovida pelo motor Euro VI.  Para isso, foi desenvolvido um projeto que melhorou o sistema de arrefecimento de forma que se criou um resfriamento adicional para a recirculação dos gases de escape. Além da recirculação de gases de escape no interior do motor, o gás de escape é limpo pelo filtro de partículas fechado, injeção AdBlue e o catalisador SCR. Os sistemas de filtro de 6 BlueTec estão integrados numa unidade de pós-tratamento dos gases de escape com controles eletrônicos automáticos que regulam a limpeza dos gases de escape.

Com o sistema de injeção eletrônica AdBlue também é possível economizar até 40% do combustível consumido pelo Econic. A resistência e qualidade dos componentes, gera um maior intervalo entre as manutenções, reduzindo os custos e dando rentabilidade ao usuário.

Publicidade



O motor do Econic ainda fornece uma maior produção com menor rpm. Os modernos Econic de motores Euro VI também alcançam resultados muito bons para o seu desempenho de frenagem com o freio motor. Quando o novo padrão de frenagem do motor é usado, vai haver um menor desgaste das guarnições dos freios de disco instalados em todos os eixos e a temperatura também ser claramente reduzido.

Um grande desafio para motor e transmissão durante o dia-a-dia de trabalho do Econic é a baixa velocidade do trânsito em cidades. É por isso que o sistema de transmissão Econic também inclui seis velocidades de transmissão automática. A transmissão automática também prova a sua capacidade, por exemplo, durante as paragens frequentes e barrancos, por exemplo, para a coleta de resíduos. A nova geração Econic recebeu a transmissão equipada com Eco-software que economiza combustível e permite uma direção mais confortável em cidades onde paradas e arrancadas são constantes.

Inicialmente, o Econic será fornecido nas versões 4×2, 6×4 e 6×2 / 4, permitindo uma carga de 18 e 26 toneladas. Como opção, é possível encomendar  veículos adaptados às necessidades do cliente. As versões dois e três eixos também estão disponíveis com várias distâncias entre eixos – de compacto e manobrável com um comprimento de 3450 mm até 5,700 milímetros. A cabine também está disponível com duas alturas diferentes: alta (1.745 mm de altura interior) e baixa (1295 mm).

O Econic fornece diferentes soluções individuais para um grande número de diferentes setores. Por exemplo, o Econic pode ser utilizado para a coleta de lixo ou remoção de veículos, por empresas de entrega de alimentos e bebidas, bem como para serviços de bombeiros com escada giratória ou como um veículo de brigada de incêndio auxiliar. Além disso, o Econic também é utilizado com sucesso como tanque nos aeroportos.

A segurança é item de série no novo Econic. A entrada e saída da cabine foram facilitadas, a suspensão de ar promove maior conforto e o para-brisa panorâmico com o sistema de espelhos permite grande visibilidade da pista trafegada. O sistema de controle de estabilidade (ESP) faz com que o novo Econic seja mais seguro assim como o freio pneumático elétrico. Estes sistemas completam o sistema de frenagem ABS e o controle de deslizamento ASR, que desempenham um papel central no conceito de segurança Econic.

A Mercedes-Benz possui mais de 1.800 pontos de serviço em mais de 130 países para se certificar de que caso seja necessário, os veículos serão atendidos e mantidos em perfeitas condições. Pacotes de serviços especiais e serviços financeiros completam o atendimento ao cliente. Para resumir, o novo Econic está estabelecendo novos padrões de fabricação de veículos, nos quais eficiência econômica, sustentabilidade e segurança estão em pauta.

Fonte: Blog da Mercedes-Benz

Redação Chico da Boleia

Comentarios