Mercedes-Benz apoia iniciativas voltadas à redução de acidentes nas estradas

Essas ações, que buscam engajar toda a sociedade e os cidadãos, naturalmente impacta também os motoristas do transporte de carga e de passageiros. (Foto: divulgação/Mercedes-Benz)

Mercedes-Benz apoia iniciativas voltadas à redução de acidentes nas estradas

Empresa apoia ações de conscientização para garantir a segurança de motoristas e passageiros no trânsito

A Mercedes-Benz do Brasil passou a ser reconhecida como Empresa Laço Amarelo, uma derivação do movimento Maio Amarelo. Essas duas iniciativas, coordenadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, visam uma conscientização geral sobre a necessidade de redução de acidentes nas estradas e, consequentemente, no número de mortes, que é alarmante.

Essas ações, que buscam engajar toda a sociedade e os cidadãos, naturalmente impacta também os motoristas do transporte de carga e de passageiros, contando com a participação de várias empresas, entidades, poder público e sociedade civil.

De acordo com o Painel CNT (Confederação Nacional do Transporte), em 2021, foram mais de 64.000 acidentes nas estradas brasileiras, com quase 53.000 vítimas e cerca de 5.400 mortes, ou seja, aproximadamente, a cada 100 acidentes, 10 pessoas perdem suas vidas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera as mortes por acidente de trânsito como uma epidemia.

– Naturalmente, essa epidemia preocupa a Mercedes-Benz. Por isso, além de entregar ônibus e caminhões de alta qualidade e confiabilidade, a marca assume o compromisso de conscientizar e lembrar a todos que as normas de trânsito existem para evitar acidentes e devem ser respeitadas – afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, como Empresa comprometida com os princípios ESG e focada no ecossistema do transporte responsável, a Mercedes-Benz sempre olhou com muita atenção para a segurança no trânsito. “A marca utiliza avançadas tecnologias em seus ônibus e caminhões, com alto padrão de segurança que visa a proteção dos motoristas e passageiros, bem como das demais pessoas no tráfego e nas vias. Sistemas de auxílio à condução, por exemplo, tornam os nossos veículos mais seguros, estendendo essa proteção aos demais que circulam pelas estradas e cidades”.

A fim de dar visibilidade a iniciativas como Maio Amarelo e Empresa Laço Amarelo, as redes sociais da Mercedes-Benz divulgam ações de entidades e ONGs que atuam com foco na mobilização dos mais diversos públicos, afinal, todos têm responsabilidade no trânsito e devem se preocupar em salvar vidas.

Veja o vídeo da campanha deste ano nas redes sociais da Mercedes-Benz do Brasil: YouTube | Facebook Caminhões | Facebook Ônibus | Instagram Caminhões.

Sobre o Maio Amarelo

Esse movimento surgiu há nove anos e busca catalisar parceiros e esforços para promover a conscientização geral e, consequentemente, a redução de mortes e acidentes no trânsito.

Nos últimos quatro anos, o Maio Amarelo contou com apoio de 27 países, mais de 400 cidades e mais de 1.400 empresas. A cor amarela tem inspiração nas placas de trânsito e no sinal de alerta dos semáforos. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

O êxito dessa iniciativa levou à ampliação de sua atuação. Com isso, surge agora o Laço Amarelo, porque a preocupação com segurança no trânsito deve ser permanente, em todos os meses do ano.

“Juntos salvamos vidas” é o tema de maio. A cada mês, um foco novo será amplamente divulgado e trabalhado pelos parceiros. Com a pandemia mais controlada, vários eventos presenciais voltam a ser realizados pelo Laço Amarelo, como palestras, reuniões, passeios, ações educativas, fóruns, workshops, seminários e outros modos de reunir pessoas para abordar o assunto.

Comentarios