MAN mostra seus veículos militares

O segmento de veículos militares representa um grande negócio para a MAN Latin America. Atualmente, a fabricante tem a segunda maior frota do Exército Brasileiro com mais de 1.200 veículos, que foram entregues de 2007 até 2012. Cerca de 10% da produção global da marca é destinada a veículos especiais. E neste ano serão mais três mil unidades já encomendadas pelo governo brasileiro. E para demonstrar toda essa força, a MAN trouxe alguns veículos para a 9ª edição da LAAD – Latin America Aero & Defence – a maior feira especializada em defesa e segurança da América Latina, que acontece entre os dias 9 e 12 no Pavilhão de Exposições do RioCentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Desde sua primeira participação, a montadora lança na feira produtos sob medida, como o Volkswagen Worker 15.210 4×4, primeiro caminhão VW homologado pelas Forças Armadas, que volta novamente ao evento em configuração especial para missões do Exército. Produto mais vendido da MAN para esse segmento é do tipo operacional militarizado – usado como apoio – , com tração integral, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno e são usados em diversas operações, inclusive em missões de paz no Haiti.

Um dos destaques no estande da montadora é o exclusivo Volkswagen Constellation 31.320 6×6 Militar. O primeiro caminhão 6×6 100% brasileiro tem capacidade de carga de 10 toneladas e está pronto para enfrentar qualquer tipo de terreno. O cavalo mecânico especial, de 315 cv e 131,3 kgfm de torque, tem várias aplicações como transporte de tropas ou como porta container. O caminhão também é capaz de transpor cursos d’agua de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral. O protótipo, equipado com motor eletrônico, está em fase de testes pelo Centro de Avaliações do Exército – CAEX e aguarda a homologação para entrar em produção

A MAN também trouxe artilharia pesada para o Rio de Janeiro. Pela primeira vez no Brasil o caminhão MAN HX 32.440 8×8 de uso exclusivo militar – em campos de batalhas – é exibido na feira. Produzido pela RMMV – Rheinmetall MAN Military Vehicles, braço militar da companhia na Alemanha, uma joint-venture criada pela MAN Truck & Bus na Europa em parceria com a empresa alemã Rheinmetall, o caminhão possui um exclusivo sistema de gancho e transporte de carga, atrelado a sua cabine blindada, permitindo o transporte de equipamentos militares, peças, tanques de combustíveis, tripulação, e até lança-mísseis. Conhecido comercialmente como MAN HX 77, o modelo está equipado com motor MAN D2066 de 440 cavalos de potência e possui torque máximo de 214,1 kgfm. O motor está preparado para atender às normas de emissões de poluentes Euro 4 e utiliza a tecnologia EGR de recirculação de gases. Com um peso bruto total de 32 toneladas e capacidade de carga de até 21 toneladas, o veículo possui tração em todas as rodas, tornando-o apto para trafegar em qualquer tipo de terreno – QT. Além disso, está preparado para operar em condições extremas de temperatura – de -32ºC a 49ºC.

Até o final de 2013, a MAN Latin America atingirá a marca de quatro mil caminhões vendidos às Forças Armadas no Brasil, dentro do conceito Sob Medida que consagrou a empresa. Grande parte desse volume está inserido nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC -, do Governo Federal. Para a mais recente licitação, a montadora entregará caminhões em configurações especiais para o combate à seca no Nordeste: uma delas com carroceria de madeira, para transporte de reservatórios de água flexíveis, e outra com tanque para transporte de até mil litros de água, conhecido como caminhão-pipa. Após essa operação, os veículos serão utilizados para o transporte de equipamentos em novas missões do Exército.

Fonte: motordream

Comentarios