Logística de mercadorias durante a temporada de Carnaval: como não prejudicar as vendas durante a data

Entenda a importância do planejamento logístico para as empresas no feriado prolongado

 O Carnaval é um dos mais longos e importantes feriados no Brasil, os brasileiros aproveitam a folia por quatro dias seguidos, começando no sábado que antecede o Carnaval. Em algumas regiões, como o nordeste do país, o feriado pode durar de 6 a 10 dias, dependendo da cidade. Durante esse período, muitas empresas e comércios interrompem suas atividades e os fornecedores pausam as operações.

O setor logístico é altamente impactado. Para João Paulo Caldana, diretor-executivo da Dachser no Brasil, é um desafio para as empresas atender a grande demanda de pedidos do mercado. A época tende ser um pico econômico em diversos setores. Produtos e serviços têm a comercialização aumentadas – bebidas, artigos de fantasias, suprimentos, alimentos.

As empresas devem se planejar com antecedência para que não aconteça imprevistos ou falta de qualquer suprimento – sejam eles os básicos ou necessários para o período já que com a paralisação das atividades normais, muitos indivíduos aproveitam para sair da cidade de origem o que causa também um aumento de tráfego e congestionamento das estradas gerando atrasos nas entregas. “O planejamento logístico garante que não ocorra perdas de vendas por parte de nossos clientes, e a necessidade de uma boa preparação envolve não apenas o pré-carnaval, mas também durante e pós a festa”, explica Caldana.

O gerenciamento da cadeia logística, é um dos principais compromissos da Dachser. Com padrões que estabelecem a gestão dos processos logísticos: do transporte e armazenamento de mercadorias ao atendimento ao cliente, bem como em segurança e serviços. Todas as unidades de negócios da DACHSER cumprem os complexos requisitos e desafios da gestão da qualidade e cumprem padrões líder em qualidade, em datas e situações que representam grandes desafios logísticos.

“Na Dachser, nós revisamos constantemente as etapas críticas necessárias para nossos clientes se prepararem para o Carnaval com antecedência evitando imprevistos que possam causar prejuízos”, completa o diretor.

Confira abaixo dicas para que sua empresa não seja negativamente impactada durante o carnaval:

  • Criar um estoque adequado, considerando o período completo do Carnaval.
  • Informar seu despachante sobre suas remessas prioritárias, já que o espaço pode ser limitado;
  • Reservar as remessas bem antes do Carnaval;
  • Guardar espaço em voos de passageiros para remessas que não podem ser atrasados. As taxas são um pouco mais altas, mas essa medida manterá sua cadeia de suprimentos funcionando.

Sobre a DACHSER:

Graças a cerca de 30.600 funcionários em 399 locais em todo o mundo, a Dachser gerou receita líquida consolidada de aproximadamente 5,6 bilhões de euros em 2018. No mesmo ano, movimentou um total de 83,7 milhões de remessas pesando 41,3 milhões de toneladas métricas. Está presente em 44 países nos principais centros de transbordo, aeroportos e portos marítimos. Para mais informações sobre a Dachser, visite www.dachser.com.br e LinkedIn.

Comentarios