JCB e WILLIAMS F1 criam o trator mais rápido do mundo

Novo recorde de velocidade com trator de 166 km/h foi cravado com ajuda da Williams

Os tratores são veículos de trabalho, focados em cumprir com missões específicas dentro de seu ramo, com diferentes configurações e ferramentas que facilitam o trabalho de milhões de pessoas a nível mundial, no entanto, a JCB acredita que isso é muito chato, por isso pegaram um exemplar e o converteram no trator mais rápido do mundo.

Na verdade, essa batalha para criar o trator mais rápido do mundo foi iniciada há alguns anos pelo programa de televisão Top Gear, quando em um de seus episódios modificaram um destes enormes tratores, para fazê-lo chegar até os 500 cv de força, com o qual foi alcançada a velocidade de 140 km/h, impondo um novo recorde que parecia que ninguém estava interessado em quebrar, até agora.

O fabricante de tratores JCB aceitou o desafio imposto pelo famoso programa de televisão e junto com a equipe de Fórmula 1 Williams, criou o JCB Fastrac 800, uma engenhoca gigantesca que equipa um motor diesel de 6 cilindros e 7.2 litros que gera uma potência total de 1.000 cv de força e 2.500 Nm de torque, que se conecta a uma transmissão ZF manual de 6 velocidades com especificações para caminhão.

Enquanto a JCB se encarregava de desenvolver esse motor, a Williams F1 se empenhou em criar um design aerodinâmico que lhe permitisse alcançar a velocidade máxima possível, uma missão titânica quando se fala de um veículo que mede quase 3 metros de altura, mas graças aos novos para-lamas em forma de lança, a dissipação do ar ao redor do veículo é muito mais eficiente.

Com todas estas modificações e com a ajuda do piloto Guy Martin, o JCB 800 foi capaz de alcançar uma velocidade máxima de 166.7 km/h, destroçando o antigo recorde de 140 km/h imposto pelo programa de automóveis britânico.

Diante desta conquista, Lord Bamford, Presidente da JCB e ideólogo deste recorde, comentou “Durante muito tempo tínhamos o sonho de quebrar um recorde de velocidade com o Fastrac e toda a equipe trabalhou incansavelmente para alcançar este resultado. É o melhor da engenharia britânica e realmente ressalta a inovação que temos em nossa equipe de engenheiros.

Autor: PlanetCarsZ

Comentarios