Interlog Summit é novidade na 27ª Edição da Intermodal South America

Realizado no São Paulo Expo, durante três dias o espaço abrigará os principais nomes do segmento, criando oportunidades de negócios e networking. (Foto: reprodução/Intermodal)

Interlog Summit é novidade na 27ª Edição da Intermodal South America

Evento conectou temas atuais e desafios do setor de transportes e logística

Começou nesta terça-feira a 27ª Edição da Intermodal South America, um dos maiores e mais completos eventos do setor de transporte de cargas, intralogística e comércio exterior. Realizado no São Paulo Expo, durante três dias o espaço abriga os principais nomes do segmento, criando oportunidades de negócios e networking.

Já o Interlog Summit, novidade desta edição da Intermodal, conectou os temas mais atuais e os desafios do setor através da junção de dois congressos completos: a XXVI Conferência Nacional de Logística, com curadoria da Abralog, e o 1º Congresso Intermodal South America. O objetivo da organização do evento é interligar os debates de toda a cadeia logística.

1º Congresso Intermodal South America

– Agronegócio:

O agronegócio foi o tema escolhido para a abertura do 1º Congresso Intermodal South America. Os desafios e as novas fronteiras para o escoamento de granéis agrícolas foram os pontos centrais do debate. O painel foi mediado por Adalberto Tokarski, ex-diretor geral da Antaq, e contou com a participação de Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso; Flávio T. Acatauassú Nunes, presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT); Gustavo Spadotti Amaral Castro, chefe-geral da Embrapa Territorial e Luís Fernando Resano, diretor executivo da Associação Brasileira de Cabotagem (ABAC).

Durante a conversa, o chefe geral da Embrapa Territorial apresentou a ferramenta de inteligência territorial do órgão, que permite a tomada de decisões inteligentes por meio de dados de macrologística, especialmente para o Arco Norte, região de alta importância para o escoamento de grãos. O sistema mostra a variação da produção, projeta cenários, analisa as regiões com maior concentração de produções, avalia o escoamento, entre outros. De acordo com Spadotti, a ferramenta é essencial para a priorização de obras e investimentos.

Os gargalos encontrados para o escoamento também foram amplamente debatidos pelos painelistas, que citam a necessidade de construção e revitalização de rodovias, bem como a implantação da ferrovia Grão-Pará para oxigenar as rotas. Edeon Vaz Ferreira listou a dragagem em rios, o orçamento para investimentos e a capacidade de armazenagem como os principais gargalos a serem trabalhados. O amplo potencial das hidrovias brasileiras e da cabotagem para o transporte de grãos também marcaram o painel.

– Portos

A infraestrutura portuária também foi um dos temas debatidos nesse primeiro dia de evento. Participaram do painel: Cleantho de Paiva Leite Filho, CEO de Terminal Química Puerto México – Grupo Braskem; Ilson Hulle, presidente – Porto de Vitória; Jesualdo Conceição da Silva, diretor-presidente – ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários e Angelino Caputo, diretor executivo – ABTRA. A mediação ficou por conta de José Vitor Mamede, diretor executivo – JVM Consultoria Empresarial.

Um dos destaques do painel foi a nova gestão do Porto de Vitória, Espírito Santo, assumida pela iniciativa privada em setembro de 2022. Ilson Hulle, presidente do porto, explicou que o novo modelo de administração favoreceu novos contratos e atendeu a uma demanda represada de investidores com interesse na região.

– Percebemos muitos investidores com intenção de atuar no Porto de Vitória, porém, a burocratização pública impedia os avanços. Agora estamos atendendo esse público – explica.

O porto realizou também uma parceria com a VLI para investimento em malha ferroviária, com o objetivo de aprimorar o escoamento. Esse novo momento do Porto de Vitória, administrado pela Vports, será celebrado com uma nova identidade visual da marca, que foi lançada nesta quarta-feira (1º) no estande da empresa na Intermodal South America.

O painel debateu também os desafios e os avanços dos portos públicos, a implantação e interligação da malha ferroviária aos outros modais, tecnologias para aumento de capacidade e projetos sustentáveis que considerem as eventuais alterações causadas por mudanças climáticas.

XXVI Conferência Nacional de Logística

A Conferência Nacional de Logística, promovida pela Abralog, com apoio da Intermodal, chega a sua XXVI edição, em 2023. O evento é referência para as necessidades e tendências logísticas das empresas e também em relação às soluções que o segmento demanda em seu dia a dia, afinal, a logística tem forte protagonismo no desenvolvimento econômico brasileiro.

Logo na abertura da XXVI Conferência Nacional de Logística, foi lançado o Selo de Mobilidade Segura, um programa de certificação desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com o apoio da CNT e SEST SENAT. Voltado a fortalecer os processos de segurança viária a fim de reduzir a mortalidade no trânsito, o Selo promove o comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos e a gestão do transporte. Participaram do lançamento a diretora-executiva nacional SEST SENAT, Nicole Goulart e o CEO do Observatório, Paulo Guimarães.

Na sequência, foram debatidas as perspectivas e tendências na infraestrutura e logística do transporte nacional, em uma mesa mediada por Pedro Moreira, presidente da ABRALOG. Vander Francisco Costa, presidente da CNT – Confederação Nacional do Transporte, abriu os trabalhos falando sobre a verba destinada à infraestrutura do país para este ano e a necessidade de se construir uma base modal equilibrada, inclusive com o olhar para as novas demandas mundiais, como a da sustentabilidade.

Já o senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi, falou sobre os desafios da modernização da malha, além da necessidade de revisão e renovação dos contratos de concessão para garantir a segurança e continuidade do processo.

Roberto Oliva, do Conselho Deliberativo da ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários, ressaltou a importância de se olhar para a manutenção da infraestrutura no país como política de Estado, independente do candidato que vença uma eleição para haver a segurança jurídica necessária para os investimentos e, ao mesmo tempo, a independência das agências reguladoras.

O deputado Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, afirmou que o Brasil ainda é o melhor país para se investir, mas que esse investimento realmente depende de segurança jurídica. “Os investimentos são de longo prazo, assim como as regras precisam ser”, comentou. No que Fernando Simões Paes, diretor executivo da ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários concordou e completou: “o Estado precisa ser, às vezes, o indutor desse processo de renovação”.

Para saber mais, acesse: https://www.intermodal.com.br/pt/home.html

Serviço:

Intermodal South America – 27ª Edição

Data: 28 de fevereiro a 2 de março de 2023.

Local: São Paulo Expo – São Paulo / SP

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