Instituto CCR e Empreende Aí criam formação de empreendedorismo para caminhoneiros

A formação será voltada a profissionais dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, com 30 vagas no total. (Foto: reproduçãp/IBGE)

Instituto CCR e Empreende Aí criam formação de empreendedorismo para caminhoneiros

Certificação trará oportunidades entre as brechas do tempo na estrada

Gestão do tempo, compromisso com o público final e noção prática de logística. E mais: talento para negociar preços e achar bons fornecedores. Esta rotina combina com os empreendedores de sucesso, certo? Para o Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, do qual a CCR ViaOeste e CCR RodoAnel fazem parte, é a descrição exata de como deveria ser a vida na estrada dos caminhoneiros do País.

Os caminhoneiros viajam em média 8 mil e 500 km por mês, em jornadas de até 11 horas por dia. A faixa estaria média é de 44 anos e a plenitude na profissão é inferior a vinte anos – tempo curto no mercado de hoje.  Pensando em ativar o potencial de autogestão e liderança dos motoristas – homens e mulheres –  de cargas pesadas, o Instituto CCR – em nova parceria com a escola de negócios Empreende Aí – desenvolveu a formação de Empreendedorismo para Caminhoneiros (as), com pegada tech, exclusiva para quem faz do caminhão sua opção de vida. A formação será voltada a profissionais dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, com 30 vagas no total, com a expectativa de que mulheres ocupem pelo menos 50% delas.

– Os caminhoneiros são prioridade para o Grupo CCR. Desde os tradicionais programas de cidadania, educação no trânsito e prevenção de saúde, até este de empreendedorismo. Feito para revelar as oportunidades de negócios para uma das classes mais importantes da sociedade. É mais uma forma que encontramos para apoiar quem faz a transporte do Brasil rodar, inclusive pelos mais de 3.955 quilômetros de rodovias administradas pela CCR – explica Cristine Naum, gerente executiva do Instituto CCR.

Como vai funcionar?

A formação terá quatro módulos de trabalho: Autoconhecimento, Gestão Financeira, Oportunidades em Momentos de Crise, Planejamento de Gestão do Tempo.  A pegada é mão na massa, com duração de 30 dias e aulas gravadas em formato digital, de fácil e rápido acesso pelo celular ou computador. Vale destacar que 98% dos caminhoneiros no Brasil utilizam celular/smartphone com frequência para acessar a internet. Os alunos terão acesso a aulas também no formato de podcast – para facilitar o aprendizado – enquanto dirigem ou executam outra atividade.

– O curso foi pensado para garantir mobilidade aos inscritos. Afinal, para quem está na estrada, é fundamental esse tipo de amparo. O conteúdo trará linguagem simples e agradável, para evoluir durante as viagens e horas de espera que marcam a rotina desta profissão – explica Luis Coelho, administrador e sócio-fundador da Empreende Aí, escola especializada em formação de empreendedores populares.

Para acessar mais dados citados neste material, acesse aqui o estudo completo: Perfil dos Caminhoneiros, organizado pela Confederação Nacional do Transporte.

Inscrições e outros detalhes pelo link: https://empreendeai.com.br/institutoccr-caminhoneiros

Comentarios