Inovações tecnológicas e serviços especializados são a aposta da Mercedes-Benz para o segmento de caminhões off-road

Montadora Mercedes-Benz busca investir em desenvolvimento e atendimento pós-venda para equilibrar sua participação no mercado e alavancar as vendas em 2017

Mercedes-Benz
FOTO: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz, uma das maiores montadoras de caminhões do mundo e há 60 anos no Brasil, tem lançado novas estratégias para o mercado brasileiro, especificamente para o segmento fora da estrada.

Apostando em inovações e aprimoramentos da sua linha tecnológica, bem como em serviços especializados no pós-venda, a montadora busca manter a fidelidade da clientela e alavancar os negócios também no próximo ano.

A última novidade divulgada pela montadora foi a introdução do Mercedes PowerShift, exclusivo câmbio totalmente automatizado e sem pedal de embreagem, agora também disponível nos modelos Axor fora de estrada.

“O grande diferencial do Mercedes PowerShift é que este câmbio automatizado recebeu desenvolvimento específico para a aplicação off-road”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliás, a Mercedes-Benz é a única fabricante a fazer essa adequação, visando o melhor desempenho e durabilidade de acordo com as características das operações fora de estrada. Isso proporciona confiabilidade ao cliente”.

Consagrado no mercado pela eficiência e excelente desempenho nos caminhões extrapesados Axor rodoviários, o Mercedes PowerShift ainda recebe sensor de inclinação, já que se aplica a caminhões Axor desenvolvidos especificamente para severas operações fora da estrada. Isso inclui pistas de terra e cascalho e topografia irregular, como nas atividades canavieira, madeireira, mineração e grandes obras de infraestrutura e construção civil.

“O Axor já nasceu com DNA de um legítimo off-road”, afirma Ari. “Assegura força, elevada capacidade de carga, resistência e durabilidade. Isso se deve ao consagrado trem de força Mercedes-Benz, eixos traseiros e chassi robusto, além de elementos, como protetor de cárter, estribos flexíveis e filtro de ar posicionado na lateral superior direita da cabina, que proporciona proteção contra avarias e eventuais quebras do filtro causados por impactos com terreno acidentado, comuns nas operações fora de estrada”, concluiu.

Os modelos fora de estrada da Mercedes-Benz também ganharam avanços no conceito ECONFORT. Desenvolvido para proporcionar um elevado padrão de economia e conforto, o conceito ECONFORT também oferece mais força e desempenho no transporte de cargas. Sua aceitação e consolidação no mercado resultou na liderança destacada da Mercedes-Benz no segmento de extra-pesados fora da estrada.

Segundo Ari de Carvalho, as vendas acumuladas entre janeiro e setembro de 2016 aumentaram de forma significativa neste segmento. “Foram cerca de 50% de market share, com 1.625 caminhões emplacados. Isso significa cerca de 30 pontos percentuais sobre o segundo colocado e aproximadamente 10 pontos percentuais sobre nosso Market share no mesmo período de 2015”, afirmou.

A aprovação do conceito ECONFORT pelos clientes também refletiu na maior participação de mercado da marca no segmento de extrapesados como um todo, considerando rodoviários e caminhões fora da estrada. Os números revelam uma participação de mercado de 23,5% de janeiro a setembro deste ano, além de um ponto percentual a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Pensando no pós-venda, a Mercedes-Benz também anunciou, neste mês de novembro, o serviço de manutenção especializada para caminhões off road. O “Dedicated Workshop” leva aos frotistas soluções em peças e serviços com o mesmo padrão de atendimento e qualidade das oficinas de seus concessionários.

A modalidade, especialmente dedicada para caminhões fora de estrada, busca realizar o serviço de manutenções em veículos que operam por muitas horas ao longo do dia, visando manter a produtividade dos equipamentos e aumentar a durabilidade das peças e componentes.

Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente Brasil, destacou que o “Dedicated Workshop” é um serviço diferenciado que busca fazer as vezes de uma oficina do concessionário dentro das instalações dos clientes.

“Os serviços têm características similares aos efetuados na nossa Rede, em relação a gestão de processos, estoque de peças de reposição, utilização de ferramental apropriado e aplicação de mão de obra especializada. Podemos estar full time nas instalações das empresas, atende-las sob demanda programada e até utilizar nossas oficinas volantes”, explicou Silvio Renan.

Essencial nas operações off road, a manutenção dedicada dos veículos Mercedes-Benz  reflete no aumento da disponibilidade dos caminhões, já que reduz o número de paradas inesperadas. Além disso, a redução dos deslocamentos dos veículos da frota até o concessionário também resulta na economia de combustível e maior produtividade dos motoristas, que aproveitam melhor o seu tempo enquanto os reparos são efetuados.

Redação Chico da Boleia com informações Mercedes-Benz

Comentarios