Gincana do caminhoneiro realiza etapa em Sergipe pela primeira vez

As ações acontecem nos dias 28 e 29 de agosto, na cidade de Umbaúba, no Posto Reforço 2, localizado no km 179,5 da BR 101. (Foto: divulgação)

Gincana do caminhoneiro realiza etapa em Sergipe pela primeira vez

29ª edição do evento chega a cidade de Umbaúba, nos dias 28 e 29 deste mês

Reconhecida como aliada do estradeiro há praticamente três décadas, a Gincana do Caminhoneiro, ao longo de sua trajetória, procurou realizar suas etapas em diversas regiões do país. No entanto, o estado de Sergipe nunca recebeu uma etapa da maior ação itinerante das estradas brasileiras.

Nesta temporada, em função da parceria firmada com os postos da Rede Siga Bem da Petrobras – que, juntamente com a IVECO, patrocina a ação – serão realizadas 90 etapas, permitindo que a Gincana do Caminhoneiro faça sua estreia em solo sergipano.

Nos dias 28 e 29 de agosto, uma das comitivas da mais tradicional ação itinerante das rodovias brasileiras montará seu circuito na cidade de Umbaúba, no Posto Reforço 2, localizado no km 179,5 da BR 101, onde serão realizadas ações que visam manter os caminhoneiros saudáveis e prontos para enfrentar os desafios das estradas, sobretudo a Covid-19, contando com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.

Saúde e bem-estar

No quesito saúde, destaque para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade).

Após receber orientações sobre a prevenção de diversas doenças, o caminhoneiro também poderá aprender como evitar o contágio e conter a disseminação do Coronavírus, através de informações sobre a adoção de hábitos imprescindíveis diante do novo contexto social, como distanciamento físico, uso constante de máscaras, quando trocá-las e como fazer a limpeza das mesmas, lavagem das mãos sempre que possível, uso de álcool gel, e outras atitudes que devem ser incorporadas ao dia a dia na estrada.

Competição

Além dos cuidados pessoais, instrutores da Gincana do Caminhoneiro destacam a importância de higienizar a boleia do caminhão e pontos estratégicos que possam ficar expostos à contaminação. Inclusive, após passar pelo circuito de saúde, o motorista é convidado a ir para uma pista, onde terá a oportunidade de colocar à prova o que aprendeu sobre o cuidado com a cabine e também testar habilidade no volante.

Para isso, deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista. Aliás, esse teste proporciona ao caminhoneiro a chance de ganhar um caminhão IVECO Tector Zero Km.

É que a cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom – o que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado para uma semifinal, na qual poderá conquistar uma vaga para a grande final, que premiará o vencedor com o caminhão zerinho.

Para participar da 29ª Gincana do Caminhoneiro, o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E. E, embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

Confira programação da temporada acessando o site www.gincanadocaminhoneiro.com.br

Comentarios