Gerenciamento e planejamento são essenciais para compras estratégicas e entregas no prazo durante a Black Friday

Atrasos nas entregas e altos custos de frete são erros comuns nos planos de logística durante esta época do ano

Filas compridas nas lojas, promoções atraentes e uma infinidade de anúncios na web já viraram figurinha carimbada nesta época do ano. A Black Friday, momento especial de compras e vendas que ocorre logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, vem ganhando cada vez mais força no Brasil. A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que o setor fature R$ 3,45 bilhões este ano na data. Por sua vez, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) espera que as vendas nesses estabelecimentos cresçam 4,2% no período.

A data, que já faz parte do calendário brasileiro, exige que as empresas de varejo tenham produtividade e eficiência em suas entregas.

Para João Paulo Caldana, diretor Executivo da Dachser Brasil, o planejamento adequado é tudo. “Para se beneficiar de dias de promoção como a Black Friday, todas as fases do processo logístico devem ser consideradas, desde a importação das mercadorias até o armazenamento e a entrega ao cliente. É importante que os varejistas trabalhem com um provedor de logística profissional para garantir que as entregas sejam feitas com segurança, dentro do prazo e com o melhor custo.”

Diante de uma demanda tão grande, todo o processo de importação deve ser projetado e planejado com antecedência, principalmente entre a cadeia de varejo. Uma estratégia logística para toda a distribuição de mercadorias é essencial porque erros como a venda de produtos que não estão em estoque ou produtos entregues com atrasos significativos para o consumidor podem danificar a imagem de uma empresa e ter um impacto negativo nas outras vendas.

Para o executivo, tudo precisa estar no radar daqueles que importam e exportam. “Processos eficientes de transporte e armazenamento são cruciais para garantir que bens suficientes estejam disponíveis no momento certo. Assim, momentos como a Black Friday, quando as vendas explodem, podem ser tratados com maior sucesso”.

Em qualquer período do ano, o planejamento logístico inteligente pode reduzir os custos de transporte e armazenamento, além de aumentar a velocidade de entrega dos produtos, com o menor custo possível. A DACHSER tem anos de experiência na implementação de serviços de logística para clientes em todo o mundo, a fim de otimizar seu balanço logístico.
About Dachser:

Graças a cerca de 30.600 funcionários em 399 locais em todo o mundo, a Dachser gerou receita líquida consolidada de aproximadamente 5,6 bilhões de euros em 2018. No mesmo ano, movimentou um total de 83,7 milhões de remessas pesando 41,3 milhões de toneladas métricas. Está presente em 44 países nos principais centros de transbordo, aeroportos e portos marítimos. Para mais informações sobre a Dachser, visite www.dachser.com.br e LinkedIn.
Dachser Americas Air & Sea Logistics Corp

Comentarios