Frotas eficientes e cada vez mais sustentáveis

Por Douglas Pina, head de mercado urbano da Ticket Log

O futuro do planeta há tempos exige um compromisso sustentável de toda a cadeia produtiva, tendo no setor logístico um desafio exponencial, já que está entre os maiores emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE). No Brasil, o transporte é o principal emissor de CO2 e cabe aos gestores de frotas exercer o papel de adotar um modelo de atividade de menor impacto, fator crucial para evitar o avanço das mudanças climáticas.

Mas, como no contexto do mercado urbano é possível incorporar a eficiência energética para que a operação das frotas seja cada vez mais sustentável? Algumas alternativas, como a utilização de veículos elétricos e o uso do etanol ou biodiesel no abastecimento, já são uma realidade e merecem atenção.

Atuando nesse setor, acompanho como algumas inovações favorecem um ambiente multiplicador na redução das emissões. A Ticket Log, marca da divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, por exemplo, administra uma frota de 1 milhão de veículos e o volume de combustível consumido por este montante é de 6,6 bilhões de litros.
Nossa experiência nos permitiu criar um projeto de Crédito de Carbono, que, além de fomentar uma atuação mais sustentável entre as empresas, permite a geração de créditos mediante a troca do combustível fóssil pelo renovável, reduzindo as emissões de GEE de frotas comerciais de veículos com tecnologia flex. Desde o inicio, já foram gerados 34 mil créditos, o que representa menos de 34 mil toneladas de emissões de GEE no meio ambiente.

O mercado de crédito de carbono ainda é voluntário no Brasil, mas, seguindo o exemplo de países que contam com uma estrutura regulamentada, também desenvolvemos a Plataforma Compense, em parceria com a consultoria WayCarbon. Ela funciona como um balcão de vendas de créditos de carbono para compensação de emissões de gases e oferece às empresas a possibilidade de compensar o impacto ambiental de suas frotas, neutralizando suas emissões.

Há muito o que se explorar no aspecto sustentável da gestão de frotas. Focamos em oferecer inteligência para otimizar a mobilidade urbana, valorizando e simplificando a movimentação de pessoas e veículos: boas práticas que disseminamos por aqui e que resultam no melhor planejamento das frotas e na compensação de emissões carbono.

Sobre a Ticket Log

A Ticket Log integra a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, juntamente com Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas, com o propósito de valorizar o tempo das pessoas para que possam aproveitar mais e melhor a vida. A marca, que atua no mercado urbano, conecta pessoas e empresas a uma mobilidade inteligente por meio de soluções inovadoras que otimizam processos e apoiam no controle da gestão de deslocamento para organizações de todos os tipos e tamanhos.

Com mais de 25 anos de experiência, a Ticket Log conta com 30 mil empresas-clientes, administra, por ano, 1 milhão de veículos em sua base de clientes e quase 2,5 bilhões de litros de combustível, com uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Entre os produtos disponíveis, estão: Ticket Car com a funcionalidade Log&Go, que permite o pagamento de diferentes meios de transporte e serviços veículos, como lavagens ecológicas de automóveis (App Easy Carros), caronas compartilhadas (App Zumpy), serviços de assistência 24h (App Fácil Assist) e recarga do bilhete único (Onboard Mobility); Ticket Fleet e Gestão de Manutenção.

A marca é uma das Maiores e Melhores do Transporte na categoria “Automação e Informática”, no prêmio promovido pela OTM Editora e foi reconhecida como uma das “As 500 Maiores do Sul”, ranking promovido pela revista Amanhã. Também foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar na região Sul pela consultoria global Great Place to Work ® Institute (GPTW).

Comentarios