Finalistas do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil realizam curso ‘Motoristas Instrutores Master Driver’

Treinamento faz parte da premiação recebida pelos 24 finalistas da competição promovida pela Scania em 2012

 

Até o dia 1º de março todos os 24 finalistas da quarta edição da competição da Scania do ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ (MMCB) estarão formados no curso ‘Motoristas Instrutores Master Driver’. O treinamento foi um dos prêmios oferecidos aos dois melhores colocados de cada uma das 12 etapas da ação, realizada em 2012. Os profissionais foram divididos em duas turmas de 12. A primeira terá sua conclusão nesta sexta (22) e a segunda no dia 1°. O programa está sendo ministrado em Guararema, São Paulo. No total, desde 2000, a Scania já treinou cerca de 20 mil condutores.

O curso Master Driver capacita os motoristas a operar os caminhões de maneira mais segura. Além disso, o curso ajuda os condutores a colocar em prática uma operação mais rentável de seus veículos e a qualificar ainda mais os motoristas, para que se tornem futuros instrutores. No treinamento são abordados temas como direção econômica, manutenção e tecnologia do veículo, mecânica básica e legislação de trânsito, entre outros. Além disso, os alunos também realizam provas práticas com o caminhão, para medir o consumo de combustível e aperfeiçoar as técnicas de direção.

“ O programa Master Driver possui um papel profissional importante. Estima-se que um motorista treinado pode gerar economia de combustível de até 10%, com uma significativa redução de emissões”, diz Rodrigo Machado, coordenador do MMCB. “O aumento do conhecimento do condutor possibilita uma maior duração dos pneus e do trem-de-força, além de menor consumo de óleo. E custos menores significam mais lucratividade para o negócio.”

“Os treinamentos são importantes para reforçar os conceitos de segurança e preservação do meio ambiente. O motorista treinado saí para a estrada com mais conhecimento, mais confiança e, principalmente, com mais responsabilidades”, afirma Vinícius de Moraes, o atual campeão do MMCB.

O MMCB 2012 bateu o recorde de inscrições de todas as edições com 47 mil participantes, quase 70% em relação a terceira edição. O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Todos os inscritos na competição ganharam um curso online gratuito. Para a Scania quanto mais qualificado o motorista mais a profissão será valorizada no Brasil.

“Segundo a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) existem hoje mais de 130 mil vagas abertas de motoristas de caminhão. Com o Master Driver, esses 24 profissionais serão novos multiplicadores da e

xcelência na condução e o mais importante: de promover a direção defensiva nas estradas,” conclui Machado.

Sobre os Master Drivers

Os instrutores Master Drivers são profissionais selecionados e treinados pela Scania visando o equilíbrio entre a teoria e a prática no aperfeiçoamento das habilidades de direção do condutor independente da tarefa de transporta a ser desempenhada.

Os 24 finalistas do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012

[box_light]

Motorista

Cidade

Vinicius de Moraes

Sertão/RS

Fabiano Medeiros da Silva

Munhoz de Melo/PR

Jorge Pereira de Araujo

Rio de Janeiro/RJ

Duilio Aniel Martuci

Itajopa/SP

Geraldo Luiz Brasil dos Reis

Além Paraíba/MG

Valderi Carlos Jensen

Ponta Grossa/PR

Odailson José do Amaral Xavier

Marituba/PA

Ruy Hermes Gobbi

João José/SC

Jean da Silva

São Bernardo do Campo/SP

Cesar Augusto Alves da Silva

Catalão/GO

Eduardo Costa Ferreira

Itapeva/SP

Gilciomar Berdnaski

Mineiros/GO

Eliardo João Locatelli

Carazinho/RS

Thiago Lamberti

Marechal Cândido Rondon/PR

Leisson dos Santos

São Miguel Paulista/SP

Rafael M. Gonçalves dos Santos

Capim Branco/MG

Josenildo Silva da Cruz

Simões Filho/BA

Vanderlei Marcato

Sorocaba/SP

Marcelo Aparecido da Silva

Campinas/SP

José Roberto Guedes Tavares

Petrolina/ PE

Adenir de Almeida

Rondonópolis/MT

Márcio Alves de Souza

Eunápolis/BA

Paulo Miguel Figueiredo

Abaetetuba/PA

Cezar Batista Tenório

Olinda/PE

 

[/box_light]

Para mais informações acesse: www.scania.com.br

Fonte: Scania

Comentarios