Fenatran 2013 – Tipler alto desempenho e inovação

A Fenatran 2013, evento com mais de 35 anos na área de produtos e serviços para transportadores de cargas e operadores logísticos e maior evento do segmento na América Latina, foi o palco para a marca de produtos para recapagem Tipler exibir seus lançamentos ao mercado.

Entre as novidades, está a primeira banda pré-moldada do mundo com tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). A novidade vai permitir, sobretudo, maior controle patrimonial através da identificação dos pneus da frota e gestão automatizada por meio da integração das informações do chip com sistemas de gestão. As bandas Tipler-ID contêm a tecnologia da terceira geração de chips já utilizados pela indústria de pneus, que resistem a mais de 170° C de temperatura por um elevado período de tempo e à alta pressão, permanecendo intactos após o processo de vulcanização. Além de ler as informações contidas no chip, o usuário pode implantar novas informações, como a vida do pneu e quilometragem, por exemplo. Os chips possuem identificação única, o que previne a clonagem.

A marca de produtos para recapagem destacou também o fato de ser a única do mundo a testar suas bandas pré-moldadas segundo as normas europeias de rotulagem de pneus. Os resultados dos testes realizados no TÜV Automotive GmBh, um dos mais renomados institutos de verificação de desempenho do mundo, não poderiam ter sido melhor. A banda RT51 obteve classificação A no quesito resistência ao rolamento, fator fundamental para economia de combustível, enquanto a banda RT74 alcançou desempenho A em frenagem em piso molhado, o que comprova a sua alta performance em eixos de tração.

“Estes resultados fazem das bandas pré-moldadas da Tipler uma referência mundial, uma vez que os desempenhos alcançados são superiores até mesmo ao da maioria dos pneus novos fabricados na Europa”, destaca Felipe Arnold, supervisor de marketing da Tipler. “Isto comprova a alta tecnologia dos produtos e processos de reforma da marca e garante mais economia, segurança e alto desempenho para os transportadores”.

Outro lançamento é a tecnologia Ellipse, uma solução que faz com que a banda cubra além da área do piso raspado da carcaça, preenchendo também o ângulo do ombro, reduzindo os desgastes causados pelos efeitos de rodagem, como impactos, manobras e arraste. A proteção gera inúmeros benefícios para os transportadores, como: maior preservação da carcaça e aumento da vida útil do pneu e da banda, maior recapabilidade para o pneu, menor custo por quilômetro rodado para os pneus, além de acabamento perfeito com o flanco.

As bandas pré-moldadas com tecnologia de co-extrusão foram mais uma novidade da Tipler na feira. A tecnologia permite a fabricação de bandas com compostos de borracha diferentes ao longo da sua escultura. Batizada de Optima, a tecnologia permite reunir compostos específicos para diferentes finalidades. Entre os exemplos de aplicação, pode-se unir uma banda com composto de altíssimo rendimento na superfície que entra em contato com o piso e um composto para maior proteção da carcaça aplicado na sobrebanda (pé de borracha), gerando desempenho ainda maior. Ou então produzir bandas premium com custos ainda mais competitivos, como uma banda com composto nobre na superfície, que entra em contato com o piso e um composto de borracha padrão de mercado na sobrebanda.

Sobre a Tipler

Há mais de 30 anos, a marca Tipler entrega as soluções mais rentáveis para o mercado de reforma de pneus, com foco nos segmentos de transporte de cargas e passageiros.

Toda esta dedicação construiu uma Companhia com know-how sem igual no setor, uma marca forte e de credibilidade, com uma gama de produtos inovadores e processos de alto padrão.

É assim, antecipando tendências e investindo sempre em pesquisa e desenvolvimento, que a marca Tipler constrói um caminho sólido, orientado para a alta performance de seus produtos e a rentabilidade de seus clientes.

Comentarios