Felipe Giaffone vence em Londrina e adia decisão do Campeonato Brasileiro.

A nona etapa do GP Petrobras de Fórmula Truck esquentou, literalmente, a cidade de Londrina. Realizada neste domingo (2), a corrida levou ao grid doze paranaenses entre os vinte e seis competidores. O sol brilhou forte o dia todo, elevando a temperatura da pista e esquentando o ânimo do público que compareceu em peso.

Pódio da nona etapa. Foto: Larissa J. Riberti
Pódio da nona etapa. Foto: Larissa J. Riberti

Durante o final de semana só deu Felipe Giaffone. O piloto da RM Competições fez bons tempos durante os treinos livres de sexta-feira e de sábado. Ontem, durante o treino classificatório, o paulista cravou exatamente o mesmo tempo que o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, mostrando o nível de competitividade dos pilotos e da competição.

Durante o Top Qualifying, Giaffone fez o melhor tempo e garantiu a pole position. Desde a largada – que também foi marcada por uma batida de Paulo Salustiano, da ABF Racing Team – o piloto sofreu muitas pressões e a primeira delas veio de Monteiro, que tentou por muitas vezes assumir a ponta.

Como já era de se esperar Leandro Totti, também da RM Competições, conseguiu saltar da 12a posição para a segunda em pouco menos da metade da corrida. Alguns metros bastaram para o piloto ultrapassar Monteiro, encostar e pressionar Giaffone por várias voltas. No entanto, Totti passou acima na velocidade permitida no radar e teve que pagar uma penalização passando pelos boxes.

Ao final, o “Marvado” conseguiu terminar a corrida na terceira colocação e agora soma 203 pontos no Campeonato Brasileiro. O paranaense natural de Londrina, dono da “casa”, esperava um resultado mais positivo, mas vai ter que esperar a decisão do campeonato na próxima etapa, que será realizada em Goiânia.

“Esse terceiro lugar é muito importante. Eu errei na classificação no sábado e hoje resolvi arriscar tudo para tentar recuperar as posições. Apesar de eu ter conseguido fazer ultrapassagens, queimei o radar e fui lá pra traz de novo. Mas é importante isso porque eu não posso me deixar abalar pela pressão do campeonato, estar no pódio é muito bom”, frisou Totti que agora precisa de apenas 10 pontos para vencer o Campeonato.

Com Totti queimando o radar e Beto Monteiro fora da disputa por uma quebra da turbina, a segunda colocação ficou com Wellington Cirino, da ABF Santos Desenvolvimento, que largou na quinta posição.

“Na verdade eu achei que tinha um caminhão mais competitivo do que no classificatório de ontem, mas foi difícil manter um ritmo forte na corrida. Apesar de tudo, acho que estamos fazendo um bom trabalho, só precisamos corrigir alguns erros e continuar apostando no bom desempenho”, explicou o piloto que agora soma 142 pontos e ocupa a terceira colocação na tabela do campeonato.

Largada no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina.
Largada no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina. Foto: Larissa J. Riberti

Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians, venceu a etapa passada, em Guaporé. Neste final de semana ele conseguiu manter um desempenho satisfatório e terminou a corrida na quarta colocação. De acordo com o piloto, o final de semana foi trabalhoso para conseguir ajustar algumas questões do caminhão. “No desfile dos pilotos hoje eu percebi um barulho no motor e eu sabia que eu precisava poupar meu equipamento durante a corrida. Mas foi um resultado muito satisfatório e estar no pódio é sempre uma consagração muito boa”, finalizou.

Completando o pódio em quinto lugar esteve Geraldo Piquet, da ABF Santos Desenvolvimento. Apesar de largar uma posição a frente, o piloto não conseguiu manter um ritmo muito forte. Por outro lado, o brasiliense se disse satisfeito com o resultado. “A classificação foi boa, mas a minha largada não. Não consegui manter o mesmo ritmo e a temperatura do caminhão estava muito alta. No final eu achei que foi uma boa corrida e gostaria de agradecer à equipe e também à Mercedes.”, concluiu o piloto.

Completando as dez primeiras colocações estiveram André Marques, Diogo Pachenki, Jansen Bueno, Gustavo Magnabosco e David Muffato.

A próxima corrida será realizada na cidade de Goiânia no dia 7 de dezembro e promete ser muito disputada. Leandro Totti corre pela sexta colocação, já que acumula uma diferença de pontos substancial em relação ao vice-líder, Giaffone. Não percam nossa cobertura através do site www.chicodaboleia.com.br e da fan page www.facebook.com/chicodaboleia.

Confira o resultado final da nona etapa.

 

1º)   4 – Felipe Giaffone (MAN, SP), 28 voltas em 1:00:24.844 (média de 104.9 kmh)

2º)   6 – Wellington Cirino (Mercedes , PR), a 0.915

3º) 73 – Leandro Totti (Volkswagen , PR), a 20.952

4º) 15 – Roberval Andrade (Scania , SP), a 22.117

5º)   3 – Geraldo Piquet (Mercedes , DF), a 31.521

6º) 77 – André Marques (Volkswagen , SP), a 33.878

7º) 80 – Diogo Pachenki (Volvo , PR), a 35.949

8º) 10 – Jansen Bueno (Scania , PR), a 38.841

9º) 17 – Gustavo Magnabosco (Volvo , PR), a 46.131

10º) 35 – David Muffato (Ford , PR), a 49.656

11º) 51 – Leandro Reis (Ford , GO), a 50.019

12º) 85 – Danilo Dirani (Scania , SP), a 50.999

13º) 71 – Raijan Mascarello (Ford , MT), a 1:06.582

14º) 90 – Marcello Cesquim (Mercedes , PR), a 1:08.233

15º) 25 – Jaidson Zini (Iveco , PR), a 1:09.072

16º)   2 – Valmir Benavides (Iveco , SP), a 1:20.092

17º)   7 – Debora Rodrigues (Volkswagen , SP), a 2 voltas

18º) 28 – Fabiano Brito (Scania , PR), a 2 voltas

19º) 99 – Luiz Lopes (Iveco , SP), a 5 voltas

20º) 20 – Pedro Muffato (Scania , PR), a 8 voltas

21º) 14 – João Maistro (Volvo , PR), a 14 voltas

22º)   1 – Beto Monteiro (Iveco , PE), a 16 voltas

23º)   8 – Adalberto Jardim (Volkswagen , SP), a 16 voltas

24º) 72 – Djalma Fogaça (Ford , SP), a 17 voltas

25º) 12 – Zé Maria Reis (Ford , GO), a 20 voltas

Melhor Volta: Felipe Giaffone, 1:37.443 (116.2 kmh..)

Redação Chico da Boleia
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios