Entenda o que é o novo coronavírus e como preveni-lo:

Entenda o que é o novo coronavírus e como preveni-lo:

Junto com a campanha “Rede Solidária Chico da Boleia”, decidimos divulgar algumas informações essenciais sobre a Covid-19 e dicas para prevenir o contágio. Confira:

Redação Chico da Boleia

– O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda, provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), potencialmente grave, de alta transmissibilidade e de distribuição global – o que ocasionou a pandemia.

O SARS-CoV-2 foi descoberto em 2019, na China, na província de Hubei, quando moradores começaram a desenvolver uma pneumonia grave e de causa desconhecida, até então. Amostras de tecido broncoalveolar foram usadas para determinar o que estava provocando a doença e, na época, médicos e cientistas locais identificaram o novo coronavírus.

– Como ocorre a transmissão?

Uma pessoa com Covid-19 transmite o vírus por meio de:

  • Toque do aperto de mãos contaminadas;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, dentre outros.

Vale ressaltar que nem toda pessoa doente apresenta sintomas, por isso o cuidado deve ser redobrado.

– Quais são os principais sintomas?

Como dito anteriormente, nem toda pessoa com Covid-19 apresenta sintomas. Entretanto, na maioria dos casos, o doente pode identificar tosse e febre persistentes diária, até sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado a doença (adinamia, prostração, hiporexia, diarreia), além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de gravidade.

– Formas de prevenção:

Para prevenir o contágio, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam:

  • Distanciamento social e isolamento social (no caso daqueles que podem evitar sair de casa neste momento crítico da pandemia);
  • Uso de máscaras;
  • Higienização frequente das mãos (com sabão ou álcool em gel 70%), evitando o contato com os olhos, boca e nariz;
  • Evitar aglomerações;
  • Higienizar objetos de uso diário e produtos e alimentos adquiridos no comércio;
  • Manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas;
  • Evitar beijos e abraços e visitas;
  • Desinfetar ambientes diariamente;
  • Isolamento de casos suspeitos e confirmados, e manter a quarentena das pessoas que tiveram contato com o doente, de acordo com as orientações médicas.
  • Caso haja suspeita de contágio, procure uma unidade de saúde ou postos de triagem do SUS.

Sobre a “Rede Solidária Chico da Boleia”

Desde o início da pandemia, o jornalista Chico da Boleia – preocupado com a situação dos trabalhadores do transporte rodoviário de cargas – decidiu iniciar uma campanha de apoio e conscientização para esses profissionais, cujo objetivo era garantir o bem-estar e a saúde dos mesmos em meio a pior pandemia da história moderna.

Por ser um dos setores essenciais para a economia e abastecimento do comércio e indústria, o TRC não parou, mesmo após o lockdown e ampliação das restrições sanitárias em todo o país.

Com isso, Chico da Boleia reuniu parceiros e amigos e foi para as principais rodovias brasileiras entregar kits de higiene, dentre outros itens, para os trabalhadores.

Somente em 2020, foram distribuídos (aproximadamente) 10 mil kits de higiene e, com o agravamento da pandemia no Brasil no início de 2021 o jornalista retomou a campanha e voltou as estradas para apoiar seus colegas em mais uma fase da “Rede Solidária Chico da Boleia”.

Em abril, foram realizadas quatro ações em São Paulo, resultando na distribuição de 830 kits e, agora em maio, novas iniciativas estão sendo planejadas para seguir com a campanha.

Os interessados em colaborar com a “Rede Solidária” podem entrar em contato pelo telefone (19) 98265-1838 ou pelo e-mail chicodaboleia@chicodaboleia.com.br

Saiba mais acessando: https://www.chicodaboleia.com.br/category/redesolidaria/

*Com informações do Ministério da Saúde

Comentarios