
Com a recente alta nos preços dos combustíveis, as empresas enfrentam um desafio crescente para conseguir eficiência no abastecimento de suas frotas no Brasil. A volatilidade dos preços, impulsionada por fatores geopolíticos, demandas econômicas e políticas tributárias, tem tornado difícil para os gestores obterem as melhores condições.
Diante deste cenário, a Edenred Ticket Log acaba de lançar a Gestão de Preço com TED, baseada em inteligência de dados através de uma imensa massa crítica. A solução, que dá continuidade ao TED, solução de IA, amplamente difundida no mercado, traz uma quebra de paradigma: em vez de simplesmente reagir às variações de preço dos combustíveis, muitas vezes nem sequer percebidas, agora, os gestores dispõem de uma ferramenta que possibilita antecipar tendências e tomar decisões estratégicas com base em dados.
O objetivo da plataforma é claro: auxiliar as empresas na redução dos custos com combustível. A solução parte de uma premissa simples, mas até hoje pouco explorada no setor: se o preço do combustível muda tanto e por tantos motivos, como saber se o valor pago é justo? Ou, mais importante: ele continuará competitivo daqui a uma semana?
Segundo Ariane Buzanello, Diretora de Produtos da Edenred, a resposta está na forma como os dados são utilizados. “A nossa plataforma foi construída sobre uma base sólida de dados, que processa 55 transações por segundo e 2,7 bilhões de litros de combustível por ano. Isso nos permite gerar indicadores com profundidade e precisão. A Gestão de Preço com TED transforma essa inteligência em ação”, afirma.
Entre os diferenciais da solução está a funcionalidade Status do Preço, que sinaliza dentro dos postos utilizados como está o preço praticado conforme classificações estabelecidas pela plataforma. Aliado aos dados do IPTL (Índice de Preços Edenred Ticket Log) referência no setor, levantado com base nos abastecimentos realizados nos 24 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log e conta com atualização diária. Isso coloca o cliente em vantagem frente a dados mais defasados ou limitados. Com isso, torna-se possível parametrizar o preço ideal por posto, tipo de combustível e região, acompanhar a variação em tempo real e negociar diretamente com os postos de combustível abastecedoras, tudo dentro da plataforma, sem depender de planilhas ou processos paralelos.
“Conhecer o preço pago e seu status é a base da solução, para que os frotistas possam entender seu ponto de partida, mas sem dúvidas, a solução tem como fator crucial, o Preço Meta, que através da inteligência de dados, aponta qual o preço deve ser realmente pago em cada posto e com isso se pode conhecer todo o potencial de economia”, afirma Ariane.
A Gestão de Preço com TED ainda permite abrir negociações digitais com os postos de combustível unitariamente ou em massa, limitar o valor mínimo e máximo a ser pago, além de bloquear estabelecimentos que ultrapassam o valor considerado competitivo para a operação.
Os primeiros resultados internos apontam para uma economia adicional de até 30% em abastecimentos. “Na prática, estamos usando o maior ecossistema de dados da América Latina na gestão de frotas para gerar redução de custos aos nossos clientes. Em um cenário de instabilidade econômica e geopolítica, a informação qualificada garante vantagem. É essa transformação que queremos promover para nossos mais 1 milhão de veículos de frotas gerenciadas”, conclui Ariane.
Comentarios