Direção econômica pode reduzir consumo de combustível em 10% em média

Você sabia que, se dirigir de forma adequada seu veículo, é possível diminuir em, média, 10% o consumo de combustível? Além disso, a vida útil dos equipamentos pode ser prolongada, reduzindo, também, a emissão de gases poluentes. As informações são da técnica da Coordenação de Estudos e Projetos do Sest Senat, Katiane Batista.

 “A direção econômica, ou condução econômica, consiste no conjunto de conhecimentos e práticas que visam um melhor aproveitamento dos recursos naturais, de equipamentos e de mão de obra. Dessa forma, significa operar o veículo de modo a acionar os mecanismos de controle (acelerador, freios, direção, caixa de transmissão) em sintonia com as situações que acontecem ao logo da viagem (subidas, descidas, retas e curvas)”, explica Katiane.

Katiane cita a experiência recente do Sest Senat de São Vicente (SP). A unidade realizou acompanhamento de duas turmas do curso Condução Segura e Econômica, promovida em parceria com uma montadora e constatou que, quando comparados o modo de condução dos alunos no primeiro e no último dia do curso para motoristas de caminhão, há uma melhora de 14% no consumo de combustível e 19% no tempo gasto no trajeto.

A influência do condutor na eficiência energética é um dos temas que serão tratados durante o 1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados, que acontece nos dias 5 e 6 de junho, em Brasília. O evento é promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Programa Ambiental Despoluir, em parceria com o International Council on Clean Transportation (ICCT) e o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

Em agosto de 2012, a CNT e o Sest Senat firmaram parceria com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos – COPPETEC. Um dos objetivos desta parceria é desenvolver, implementar e avaliar um programa de direção econômica voltado para o transportador urbano de cargas. Os resultados do Programa também serão divulgados no 1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados.

Confira dicas para dirigir de forma econômica:

– Guiar com previsão (não frear nem acelerar sem necessidade);
– Operar na faixa ideal de rotação do motor;
– Sempre que possível, pular marchas;
– Não acelerar durante a troca de marchas;
– Aproveitar a inércia do veículo, considerando as fontes de resistência ao deslocamento do veículo (a aceleração deve ser feita de modo lento e gradual);
– Utilizar corretamente os freios;
– Trafegar apenas com o veículo engrenado;
– Manter pneus calibrados;
– Acompanhar o desempenho do veículo.

Serviço

1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados
Data: 05 e 06 de junho
Local: Auditório Thiers Fattori Costa, Sede da CNT, em Brasília/DF (Setor de Autarquias

Sul, Quadra 01, Ed. CNT)
Faça sua inscrição no site do Despoluir. A participação é gratuita. Vagas limitadas!

Fonte: CNT

Comentarios