Dicas do Chapa: Como conservar os pneus de seu caminhão

Olá amigos da estrada!

Hoje aqui no blog falaremos sobre as dicas pra você conservar os pneus do seu caminhão, ou até mesmo do seu carro, moto, bicicleta, sempre em perfeito estado.

Que caminhoneiro nunca perdeu o sono pensando em quanto gastaria com manutenção ou uma possível troca dos pneus do seu caminhão? Pois é, manter essas borrachas que sustentam nossos brutos não é fácil! Além disso, todos nós sabemos que pneus bem cuidados são fundamentais para a nossa segurança.

Estudos comprovam que pneus em bom estado de conservação e com a calibragem correta, melhoram o desempenho dos automóveis e caminhões e influenciam até na economia de combustível.  Por isso, pneus desgastados e murchos podem causar problemas nas suspensões, no sistema de balanceamento e até na frenagem do caminhão.  Sem contar que segundo as estatísticas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), 10% dos acidentes envolvendo os caminhões acontecem por causa de má conservação de pneus.

Pra você trabalhador dos tapetes negros do Brasil, para as empresas de transporte e também pra quem curte viajar de carro por esse mundão afora, aqui vão algumas dicas sobre conservação e manutenção de pneus.

1. Sempre verifique a pressão dos pneus. Para os mais desatentos e desatentas nunca se esqueçam de calibrar o estepe. Você não vai querer ficar com um pneu furado e outro murcho né?

2. Quando lavar seu carro ou então der aquele trato no bruto, não se esqueça de dar um tapa no visual das rodas e pneus. Os resíduos que se acumulam podem prejudicar o desempenho mecânico nessas áreas, além de provocar ruídos bastante desagradáveis.

3. Verifique sempre o alinhamento das rodas e o balanceamento dos pneus. Nada mais chato do que dirigir e sentir que uma “força sobrenatural” puxa o veículo para o lado. Você também pode estar atento a buracos e manter a velocidade correta nas estradas e ruas. Sabemos que em alguns lugares a qualidade das vias é péssima, podendo causar danos irreparáveis nos veículos e nos caminhões. Por isso todo cuidado e atenção são poucos!

3. Tenha cuidado nas medidas de rodas e pneus, pois elas devem ocupar o mesmo diâmetro. Você que curte pagar de gatão com um carrão maneiro, cuidado na hora de escolher as rodas enfeitadas os pneus do seu carro. Para os caminhoneiros, procurem sempre adquirir pneus da mesma marca e com o mesmo desenho.

4. Façam a recapagem dos pneus sempre que necessário. Pneus desgastados e “carecas” trazem enormes riscos para a sua segurança e a de terceiros. Ingênuo o caminhoneiro que acha que pneus carecas vão dar conta de frear seu caminhão carregado. Por isso é bom ter atenção nesse quesito!

Sei das dificuldades da profissão e sei também que nem sempre o dinheiro permite que os caminhoneiros deem a atenção devida aos pneus. A manutenção é cara e muitas vezes precisamos buscar alternativas que não se enquadram nos requisitos de segurança e qualidade. Mesmo com esses obstáculos é imprescindível que tenhamos atenção redobrada sobre a situação dos pneus e rodas dos nossos brutos. Um bom planejamento do orçamento e a organização das datas em que as manutenções e trocas foram feitas, ajuda na hora de fazer novos reparos. Por isso, separe um caderninho e faça as anotações de quando foram feitas as últimas trocas, recapagens e manutenções, assim, você pode se preparar para consertos futuros.

Um abraço do chapa

Até a próxima semana

Comentarios