Dia Nacional do Caminhoneiro

Setembro é um mês com duas datas que homenageiam o caminhoneiro  brasileiro: 16 de setembro é o Dia Nacional do Caminhoneiro e 19 de setembro é o Dia do Transportador de Cargas. Mas infelizmente a categoria não tem muito para comemorar.

 São muitos os problemas que o setor enfrenta, como rotina extenuante de até 16 horas por dia, estradas danificadas colocando em risco a vida dos motoristas, exclusão social e pagamento via carta-frete, uma moeda ilegal que circula nas estradas há mais de 50 anos, fazendo com que o caminhoneiro pague ágio em todas as compras feitas ao longo da jornada.

Um estudo da Coppead mostrou que ocorrem em torno de 90 mil acidentes nas estradas anualmente, provocando 12 mil mortes. Destas, 1/3 é de caminhoneiro. Além da fadiga, excesso de velocidade e estradas destruídas, outro fator importante é a frota antiga que circula.

São cerca de 2 milhões de caminhoneiros no Brasil. Destes, 1,2 milhões autônomos e 800 mil empregados. Há mais de dois anos, o governo sancionou uma lei proibindo o uso da carta-frete e tornando obrigatório o pagamento aos caminhoneiros por meio de depósito em conta corrente ou uso do cartão-frete eletrônico.

Fonte: MT Agora

Comentarios