Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti tem participação do ministro dos Transportes

24635241899_547ac58c3e_z

O Governo Federal foi para as ruas em todo o país, neste sábado (13/2), para envolver a população no Dia Nacional de Combate ao Aedes. Enquanto a presidenta Dilma Rousseff estava no Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos 2016, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, foi para São Paulo, acompanhar as inspeções do distrito de Guaianases, junto ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo, o prefeito Fernando Haddad e o secretário Municipal de Saúde, Alexandre Padilha. Natalia Marcassa, secretária-executiva da Pasta, foi para a cidade goiana Formosa, onde participou do evento ao lado do prefeito Itamar Barreto e da secretária municipal de Saúde Aline Pedrosa.

As mobilizações aconteceram nos 27 estados, em 356 municípios elencados pelo Ministério da Saúde, segundo o ranking das notificações de incidência de doenças associadas ao mosquito Aedes. As ações contaram com a participação de 220 mil militares, que auxiliaram na preparação dos eventos nos diversos locais, além de promoverem a distribuição de panfletos com orientações sobre os procedimentos para vistorias e eliminação de potenciais focos de reprodução do inseto transmissor da dengue, chicungunha e zika.

Antonio Carlos Rodrigues ressaltou a participação dos outros ministros e frisou o slogan da campanha. “Em parceria entre os governos municipais e estaduais, o evento, coordenado pelo governo federal, conta com o empenho de todos os Ministérios. O mosquito da dengue não é maior que o nosso país”, destacou.

Em Guaianases, o ministro e as demais autoridades reuniram-se à população e aos agentes de fiscalização no Centro Educacional Unificado Jambeiro (CEU), para intensificar a mobilização, com o objetivo de conscientizar a todos para o trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes na região. Na Zona Oeste de São Paulo, o ministro chegou a participar do processo de nebulização preventiva, com aplicação de inseticida, em áreas alcançadas pelo inseto.

Goiás – Em Formosa, a secretária-executiva do MT, Natália Marcassa, acompanhada pelo prefeito Barreto e secretária de Saúde Municipal, Aline Pedrosa, foi a campo conhecer o trabalho de inspeção dos agentes fiscalizadores. Lá, ela destacou que cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências e, por isso, é fundamental o envolvimento de todos nesta campanha. “Parabéns aos agentes que realizam o trabalho diário de fiscalização. O governo federal está aqui para se solidarizar e demonstrar que também está empenhado na luta contra o mosquito Aedes”, afirmou a secretária.

Confira a cobertura da mobilização em nossas redes sociais:
Facebook
Twitter
Imagens (Flickr)

Fotos por Edsom Leite e Alberto Ruy

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes

Comentarios