Dia do Meio Ambiente: Tecnologia na gestão de frota ajuda a diminuir emissão de CO²

Monitoramento e gestão do transporte beneficiam o meio ambiente racionalizando combustível, reduzindo gasto de pneus e aumentando a produtividade dos ativos

 No dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, o debate sobre o desenvolvimento sustentável ganha mais destaque. E o que as organizações podem fazer para se tornarem mais verdes? Empresas do setor de transportes podem contar com o monitoramento e gestão de frota para fazer sua parte, reduzindo drasticamente a emissão de CO². Segundo estudos da Sascar, líder em monitoramento de veículos e gestão de operações de transporte no mercado nacional, em parceria com seus clientes, é possível diminuir o consumo de combustível em até 20% e o uso de pneus em 10%.
Gustavo Coelho, Diretor Comercial da Sascar, explica que as informações são obtidas pela telemetria que permite acompanhar e registrar o deslocamento do veículo e o modo de condução do motorista. Com isso, é possível garantir hábitos para uma condução econômica, sem freadas ou acelerações bruscas e dentro dos limites de velocidade, que diminuem o consumo de combustível, pneus e, consequentemente de emissão de CO².
Segundo a NTC & Logística, uma parada adicional a cada 10 quilômetros aumenta o consumo de combustível em aproximadamente 35%. Por isso, um plano de rota mais direto, a visualização da localização dos veículos e o gerenciamento de melhores rotas também são muito relevantes do ponto de vista ambiental.
O monitoramento da frota também conquista benefícios, evitando desvios, diminuindo a ociosidade e otimizando o uso dos veículos. Todas essas medidas reduzem a quantidade de quilômetros rodados e, com isso, cai o consumo de combustível e a emissão de CO². Os alertas de manutenção preventiva também mantêm os veículos em boas condições mecânicas e com os níveis de emissão de gases mais baixos possíveis.
A Sascar monitora atualmente mais de 230 mil veículos, sendo 170 mil caminhões. Os caminhões são responsáveis por 34% das emissões de CO² entre os veículos no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
Sobre a Sascar
Com 14 anos de atuação e pioneirismo no mercado nacional, a Sascar é uma empresa especializada em soluções para gestão das operações de transportes, permitindo que as empresas se preparem para enfrentar os desafios associados à gestão e aumento da produtividade.
Intuitivas e fáceis de usar, as soluções Sascar fornecem aos gestores de transporte, em tempo real, via web ou smartphones, o monitoramento dos veículos. O acompanhamento dos trajetos e rotas, do consumo de combustível, velocidade, quilometragem, entre outras ações, possibilita a redução dos custos operacionais, aumento de produtividade e lucratividade.
Adquirida pela GP Investments em março de 2011, a Sascar é a única empresa no segmento a operar com tecnologia GSM/GPS, via Satélite e Rádio Frequência.
Atualmente a Sascar conta com mais de 230 mil veículos ativos e rastreados em sua base. Possui estrutura de instalação e assistência técnica com 230 representantes e a maior equipe comercial própria do segmento em todo o Brasil. Atendimento via Call Center 24 horas por dia, sete dias por semana e ainda a conveniência do autoatendimento disponível no Portal de Serviços.
Assessoria de Imprensa Sascar

Comentarios