Conheça mais sobre as cidades que irão receber as etapas do campeonato de Fórmula Truck de 2013.

Olá amigo da estrada!

A Fórmula Truck de 2012 foi um verdadeiro sucesso. Segundo Neusa Navarro, a presidente da categoria, o público durante as etapas cresceu entre 20 e 25% e o retorno ao Autódromo de Cascavel, depois de 5 anos, foi uma imensa alegria. Para 2013, a categoria promete repetir os sucessos e também o exitoso campeonato Sul-Americano, com uma etapa em Córdoba, na Argentina.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre as cidades e os autódromos que receberão as etapas da Fórmula Truck em 2013.

  • Etapa Curitiba de 2012

    Tarumã (RS) – 10 de março de 2013: Localizada na região metropolitana de  Porto Alegre, Tarumã foi, inicialmente, uma vila. Sua elevação ao status de município ocorreu devido ao seu desenvolvimento entre as décadas de 1970 e 1990. Com mais de 40 anos, o Autódromo Internacional de Tarumã é a mais tradicional pista do automobilismo nacional. O local acumulou neste período história de sucesso e emoção no maravilhoso mundo da velocidade. Os maiores nomes do automobilismo já deixaram sua marca no asfalto de Tarumã.

  • Londrina (PR) – 7 de abril de 2013: Com mais de meio milhão de habitantes, Londrina fica há aproximadamente 380 km de distância da capital paranaense, Curitiba. Importante polo de desenvolvimento regional e nacional, Londrina exerce grande influência sobre o norte do Paraná e é uma das cidades mais importantes da Região Sul do Brasil. O Autódromo Internacional Ayrton Senna é o terceiro Autódromo Internacional construído no Paraná, juntando-se ao de Cascavel e ao de Pinhais, na grande Curitiba. Londrina pode assistir a importantes provas do circuito nacional e internacional de automobilismo, como Fórmula 3, Fórmula Ford, Stock Car, provas de motociclismo e também da Fórmula Truck.
  • Caruaru (PE) – 19 de maio de 2013: Caruaru é uma importante cidade turística de Pernambuco que começou a se desenvolver já no século XVIII. Com uma população de mais de 200 mil habitantes, atualmente Caruaru destaca-se como o mais importante polo econômico, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do Agreste, sendo também famosa por sua tradicional feira livre, enaltecida nos versos do compositor Onildo Almeida e na voz do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O Autódromo de Caruaru foi inaugurado em 13 de dezembro de 1992, com 3.180m de pista onde sua largura varia entre 9m à 16m. É considerado um circuito seletivo de média velocidade. Fórmula Truck, motociclismo e outras competições ocorrem no autódromo.
  • Goiânia (GO) – 9 de junho de 2013: Goiânia está localizada no centro do seu estado. A cidade foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Hoje possui uma população de mais de um milhão de habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. Goiânia é também um importante polo econômico da região, sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura. Com capacidade para 100 mil pessoas, o Autódromo Internacional de Goiânia foi Inaugurado em 28 de julho de 1974. O circuito, que possui 3.835 m de extensão, é considerado por pilotos e chefes de equipes da maioria das categorias do automobilismo nacional, possuidor de um traçado de extrema segurança. Seu desenho também é considerado como o mais perfeito do Brasil para a prática do esporte a motor.
  • Interlagos (SP) – 7 de julho de 2013: São Paulo é a sexta cidade mais populosa do mundo com mais de 11 milhões de habitantes. A cidade é também considerada o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. Localizado na região Sul da capital paulista, o Autódromo Internacional de Interlagos José Carlos Pace possui mais de 70 anos de história. A pista do Autódromo possui 4.309 metros de extensão e foi redesenhada em 1990, ocasião em que o autódromo completava 50 anos de existência. Na pista de Interlagos, além do Grande Prêmio de Fórmula 1, acontecem as mais importantes provas nacionais de categorias como Stock Car, Fórmula Truck, Fórmula 3 , Fórmula Ford, além de provas de motovelocidade. No dia-a-dia da pista, além de treinos, escolas especializadas ministram aulas de pilotagem e direção defensiva.
  • Cascavel (PR) – 4 de agosto de 2013: Com uma população de quase 300 mil habitantes, Cascavel é o quinto município mais populoso da região oeste do estado do Paraná. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, o município teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos. O Autódromo Zilmar Beux passou por uma ampla reforma neste ano de 2012 e continua recebendo alterações. Ele fica localizado numa área de 39,6 alqueires, metade da qual está constituída por uma reserva natural, protegida por leis ambientais. Sua pista é de alta velocidade, de asfalto e concreto, com percurso de 3.058 metros.
  • Córdoba (ARG) – 8 de setembro de 2013: Na realidade a etapa da Argentina é realizada na cidade de Alta Gracia, localizada na bela região da Província de Córdoba. Com pouco mais de 50 mil habitantes a pequena cidade é uma pintura aos olhos dos turistas. Com temperaturas mais baixas, o clima atrai visitantes do mundo todo e a cidade é uma boa pedida para quem procura comida boa e um lugar para descansar. Situado na estrada que liga Alta Gracia à Córdoba, capital da província, O Autódromo Oscar Cabalén recebe anualmente as principais categorias do automobilismo argentino, como Turismo Carretera e a Fórmula Renault. Vale citar que Oscar Cabalén é uma das figuras mais queridas entre os amantes do automobilismo argentino e mundial. O piloto ficou conhecido por pilotar nas competições de Turismo Carretera e também por conquistar o terceiro lugar na Carrera Panamericana, realizada no México, em 1953.
  • Guaporé (RS) – 10 de novembro de 2013: O município de Guaporé está localizado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, sendo o polo gaúcho, e o segundo brasileiro, na fabricação de joias e lingerie. Foi colonizado por imigrantes italianos, e preserva até hoje suas tradições. Está na lista dos 50 melhores municípios do Brasil em qualidade de vida. O Autódromo Internacional de Guaporé – Nelson Luiz Barro é administrado pela Associação Guaporense de Automobilismo (AGA) e é palco de competições automobilísticas como a Fórmula Truck e várias etapas do Campeonato Serrano de Arrancada atraindo públicos de até 60 mil pessoas.
  • Curitiba (PR) – 10 de novembro de 2013: Com uma população de quase 1.8 milhões de habitantes, a capital paranaense possui a oitava maior região metropolitana do país. Seu desenvolvimento e crescimento econômico fez de Curitiba a cidade mais rica da região Sul do país e a 4a a nível nacional. O Autódromo Internacional de Curitiba iniciou suas atividades em 1967, com provas de automobilismo, motociclismo, ciclismo, e eventos promocionais filantrópicos onde foram beneficiadas várias Associações, como: Hospital do Câncer, Obras de Assistência Social do Pequeno Cotolengo “Dom Orione”, Cruzada Social Cosme e Damião à Maternidade e Infância, Alberque Noturno (da Federação Espírita do Paraná), entre outras. Totalizando 3.695 metros, o circuito do AIC é considerado um dos mais seguros pelas categorias automobilísticas e está apto a receber eventos das mais variadas categorias do automobilismo mundial.
  • Brasília (DF) – 8 de dezembro de 2013: Como neste ano, Brasília fechará o campeonato de Fórmula Truck de 2013. Localizado no coração do país e no centro político e administrativo do Brasil, o Autódromo Internacional Nelson Piquet recebe com frequência grande público admirador do automobilismo. O traçado já foi palco da Fórmula 1, em uma corrida realizada em 1974 e vencida pelo piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. De lá para cá já foram realizadas etapas importantes de diversas categorias do automobilismo mundial. Hoje o autódromo recebe provas nacionais e internacionais, principalmente da Stock Car Brasil e da Fórmula Truck, as mais importantes categorias do automobilismo brasileiro.

Agora é só ficar ligado nas etapas da Fórmula Truck e na cobertura do Chico da Boleia.

Feliz 2013!

Abraço do Chapa!

Comentarios