CONET tem recorde de público na primeira edição de 2020

Em um auditório com mais de 400 pessoas em Curitiba, aconteceu a abertura do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET), realizado a cada seis meses pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

A primeira edição 2020 do CONET&Intersindical que acontece na capital do Paraná tem como entidade anfitriã a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR). Coronel Sergio Malucelli, presidente da federação, destacou a importância do evento e agradeceu a presença das autoridades e de todos os representantes das empresas do setor. “Agradeço a todos por estarem aqui, em especial aos representantes de associações, federações e sindicatos de todo o Brasil. Tenho a certeza de que os assuntos aqui discutidos nortearão nossas atividades em 2020. Sejam todos bem-vindos”.

Ao abrir o encontro, o presidente da NTC, Francisco Pelucio, lembrou os presidentes da associação que o antecederam e fez menção nominal aos presentes no evento, Flávio Benatti e Geraldo Vianna, agradecendo pelo trabalho desenvolvido. Em seguida, destacou a presença expressiva do público, composto por empresários e lideranças de associações e sindicais de todas as partes do país. Além disso, citou os mais de cem integrantes da Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística (COMJOVEM), lembrando as lideranças de entidades que são oriundas da comissão, como os presidentes do SETCESP, Tayguara Helou, do SETCEB, Rogério de Souza e do SINDIVAPA, Carlos Eduardo Bueno. Em seguida, destacou: “O evento bateu recorde de público, mais de 400 pessoas, e toda a equipe organizadora está de parabéns pelo excelente trabalho que fez para que isso acontecesse. Estou muito feliz, e que as atividades desenvolvidas nestes dois dias seja de muito proveito para todos”.

Vander Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), parabenizou o presidente Pelucio pelo início de sua gestão. “Essa casa cheia demonstra o quanto acreditamos no trabalho que será desenvolvido por você à frente da NTC&Logística, continuando o importante trabalho que foi desenvolvido por todos que o antecederam”. Na oportunidade, ainda comentou a importância da entidade: “A NTC continua cumprindo o seu papel de transmitir à sociedade o pensamento do transportador brasileiro”.

Durante a fala, Costa comentou sobre o posicionamento da CNT referente à tabela de fretes que está pautada para ser julgada no Supremo Tribunal Federal no próximo dia 19 de fevereiro. “A CNT, como a entidade máxima de representação das empresas de transporte e logística do Brasil, defende a finalização do julgamento. O setor urge por uma definição em relação a essa questão. Uma vez pautado pelo Supremo, o julgamento precisa acontecer e ser finalizado. O importante é o que o problema seja enfrentado. Não podemos ficar nesse impasse de pagar ou não pagar. Nosso setor responde por 90% do transporte de cargas no país e necessita de segurança jurídica sobre a matéria. E, independentemente do resultado do julgamento, assegurada a segurança pelo governo, as empresas garantem o abastecimento do país”.

“Que possamos realizar mais esse evento na linha do que realizamos ao longo dos anos, honrando o trabalho de todos os presidentes, diretorias, equipes da NTC e das associações, federações e sindicatos que participam ativamente de todo o nosso sistema de transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil, muito obrigado pela presença de todos”, concluiu o vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi.

O senhor Daniel Vilaboas, secretário chefe do gabinete do governo do Paraná, representando o Governador Carlos Massa Júnior, participou do evento e destacou: “Estamos felizes em receber vocês em nossa cidade e estado. Agradeço a todos por estarem aqui e principalmente aos presidentes Francisco Pelucio e Coronel Sergio Malucelli pelo evento”.

Já o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou aos presentes: “Curitiba é a capital nacional da inovação, e receber um evento desse porte na cidade reforça esse nosso compromisso e abre espaço para o nosso desejo de desenvolver outros tantos debates e pautas de interesse do país. Estamos à disposição do setor”.

O vice-presidente extraordinário para assuntos tributários da entidade, Urubatan Helou comentou que “o CONET de ontem com cerca de 450 pessoas aproximadamente reafirma de forma contundente a grande liderança do Coronel Malucelli aqui no Paraná e o grande prestígio que este fenômeno da boa convivência tem que é o presidente Francisco Pelucio. Todavia em meio a este maravilhoso evento, o primoroso discurso na abertura do presidente da CNT, Vander Costa nos dá a convicção de que temos na nossa maior liderança um empresário puro sangue, que não se intimida em reverberar o sentimento empresarial de nosso segmento econômico”.

Abrindo os trabalhos, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro debateu com os empresários a Lei de Abuso de Autoridade e suas consequências para o Transporte Rodoviário de Cargas.

A secretária do CONET e assessora jurídica da NTC Gildete Menezes dividiu com os participantes o Relatório de Providências do CONET/2019, realizado em agosto em São Luís, no Maranhão.

O coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone comentou as ações da comissão durante o ano de 2020 e fez saudações aos presentes. As ações do Instituto COMJOVEM de desenvolvimento mercadológico para a recuperação tarifária do TRC foram apresentadas pelo Coordenador do Instituto COMJOVEM, Luiz Gustavo Nery, e pela vice-coordenadora, Barbara Calderani.

O Índice Nacional de Custos do Transportes (Índice de Variação do INCT) foi apresentado pelo engenheiro Lauro Valdívia, assessor técnico da NTC&Logística em plenária, e a Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências foi apresentada pela NTC em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC no mês de janeiro último aponta uma defasagem média no frete recebido pelo transportador em relação ao seu custo de 13,9%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 18,7% naquelas com cargas lotações ou fechadas. Ele também falou sobre a evolução do piso mínimo de frete na nova tabela.

Confira o comunicado aqui

Hoje a Intersindical discutirá temas como a renovação de frota, reformas trabalhistas e sindical, cenário macroeconômico e infraestrutura de transporte, entre outros assuntos.

O CONET&Intersindical edição Curitiba é uma realização da NTC&Logística, entidade anfitriã, FETRANSPAR. As entidades apoiadoras são SEGUIPAR, SETCAMAR, SETCEPAR, SETCGUAR, SETCSUPAR, SINDIFOZ, SINDIPONTA, SINDIVALE, SINTRATOL e SINTROPAR, com apoio da Braspress, COPEL, Paraná Banco de Investimentos, Governo do Paraná e SEBRAE. CNT/SEST e SENAT/ITL são apoiadores institucionais, e o evento é patrocinado pela ANFIR, Autotrac, Iveco, Mercedez-Benz, Trade Vale Corretora de Seguros e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

*As imagens desta matéria são do Eneias/Divulgação/NTC&Logística

Fonte: NTC&Logística

Comentarios