COLEÇÃO “PÉ NA ESTRADA” DA DPASCHOAL INCENTIVA LEITURA ENTRE PAIS E FILHOS

Através de pesquisa mercadológica realizada pelo professor Fernando Luiz Abrucio, da FGV, a DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do Brasil, identificou a necessidade de criar uma ferramenta para o caminhoneiro aproveitar o tempo que tem com sua família e criou a coleção de livros “Pé na Estrada”. Composta por oito títulos infantis, a coleção traz histórias que  destacam aspectos da cultura brasileira, além de dar dicas de segurança aos viajantes.

 A coleção “Pé na Estrada” tem como protagonistas dois personagens: o caminhoneiro Fernando e seu filho Mateus. Cada livro conta as histórias do pai em suas viagens pelas regiões do Brasil, como Rio Grande do Sul, a cidade de São Paulo, do Estado do Rio Grande do Sul, Pará e Minas Gerais. Além das Regiões Nordeste, o Pantanal e a Amazônia e a cidade de Campinas.

 “Os profissionais da estrada passam muito tempo fora de casa, e muitas vezes, o tempo com a esposa e filhos é mínimo. Com isso, criamos a coleção ‘Pé Na Estrada’, com livros de histórias infantis desenvolvidos para a leitura entre pais e filhos”, afirma William Bossolani, Gerente de Marketing da DPaschoal.

 Os livros da coleção fazem parte do projeto Leia Comigo, realizado pela Fundação Educar e utiliza recursos próprios e de outras empresas através da Lei Rouanet, para produzir e distribuir livros infantis gratuitamente. Até 2012, mais 35 milhões de títulos variados já haviam sido distribuídos. As solicitações podem ser feitas por escolas públicas, organizações sociais e bibliotecas que tenham uma proposta de ação de estímulo à leitura.

“A partir do Leia Comigo, passamos despertar o interesse pela leitura, e uma das iniciativas é a contação de histórias. Acreditamos que, por meio desta ação, fortalecemos as relações entre a criança, o mediador de leitura (pai, educador, voluntário) e o livro. Consequentemente, além de ser uma ferramenta de interação entre adultos e crianças, é uma forma lúdica de criar o gosto pela leitura e ampliar o universo cultural dos pequenos leitores”, explica a supervisora de projetos da Fundação Educar, Marina Carvalho.

 A autora de toda a série é Sandra Aymone, especialista em escrever livros infantis, juvenis e paradidáticos, também desenvolve trabalhos nas áreas de publicidade e jornalismo. Para adquirir a coleção “Pé na Estrada”, o cliente pode solicitar em todas as lojas DPaschoal espalhadas pelo país, ou pelo site da Fundação Educar. Todos os exemplares são distribuídos gratuitamente.

 “Com esses títulos, vamos ensinar os jovens e profissionais a valorizarem os aspectos culturais das regiões do Brasil. Vamos trabalhar cada título em períodos determinados em todas as lojas da rede DPaschoal, tanto linha leve como pesada. Nossa intenção é distribuir conhecimento e reforçar a importância do incentivo dos pais à leitura dos filhos”, diz Bossolani.

SOBRE A FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL

Criada em 1989 para a promoção da educação cidadã como estratégia de transformação social, desenvolveu inicialmente a “Academia Educar”, que promove a formação de núcleos de lideranças juvenis em escolas públicas, criando oportunidades para que o jovem descubra seu potencial, tornando-se capaz de transformar sua realidade, a de sua escola e da comunidade. Em 1999, criou o “Prêmio Trote da Cidadania”, que estimula o empreendedorismo universitário como forma de propagar valores e práticas sustentáveis e também o Projeto Leia Comigo, que já distribuiu mais de 35 milhões de livros para escolhas públicas, organizações sociais e bibliotecas.

SOBRE A DPASCHOAL

 

A DPaschoal é uma empresa brasileira que atua desde 1949 na prestação de serviços automotivos especializados, contando com 3.600 funcionários, em mais de 500 lojas distribuídas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Para o segmento de linha pesada, a DPaschoal conta com 12 oficinas de recapagem e 17 Truck Centeres. A empresa fornece pneus, serviços e acessórios para veículos de passeio, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e industriais. O Grupo DPaschoal compreende também a Fundação Educar e as empresas Daterra, DPK e portal AutoZ. Saiba mais em www.dpaschoal.com.br.

Comentarios