COFAP alerta para os perigos dos amortecedores recondicionados

A Cofap reforça que, caso haja necessidade de troca, é recomendado que sejam utilizados componentes novos, com qualidade reconhecida pelo mercado. (Foto: reprodução/Cofap)

Cofap alerta para os perigos dos amortecedores recondicionados

Recondicionados, os amortecedores jamais apresentarão a mesma eficiência do produto novo, comprometendo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo

Amortecedores são os principais componentes do sistema de suspensão de um veículo. São eles que garantem que os pneus estejam sempre em contato com o solo, independente de obstáculos e depressões, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade e garantindo a segurança do motorista e dos demais passageiros. Sem esse componente, as rodas passam a oscilar verticalmente, sem controle, devido à ação das molas da suspensão, tornando a condução do veículo perigosa e suscetível a acidentes. Vale lembrar que a função das molas é sustentar o peso do veículo e permitir a oscilação vertical da suspensão, que é controlada pelo amortecedor.

Nascida no Brasil há mais de 70 anos, a marca Cofap – fornecedora de amortecedores para a maioria das montadoras instaladas no país e líder do mercado de reposição, com os mesmos produtos – esclarece que amortecedores recondicionados, como o próprio nome diz, são peças reformadas. São amortecedores que foram descartados devido a avarias ou desgaste natural da peça e que recebem pintura nova ou, no máximo, tem o óleo original substituído por um fluido fora dos parâmetros exigidos. Amortecedores são componentes fechados, que não permitem a substituição de peças internas. Por isso, evidentemente, aqueles oferecidos como supostamente recondicionados são mais baratos do que um amortecedor novo, atraindo o consumidor desavisado. Tendo em vista essas características, o uso do amortecedor recondicionado não é recomendado, pois coloca a segurança em risco.

Referência no mercado de amortecedores, a Cofap explica que a segurança de um veículo e seus ocupantes está diretamente ligada aos componentes que fazem parte dos diversos sistemas que o compõe, principalmente aqueles do sistema de suspensão, responsável pela dirigibilidade e conforto de automóveis, vans, caminhão e ônibus. Recondicionados, os amortecedores jamais apresentarão a mesma eficiência do produto novo, comprometendo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo.

O óleo utilizado no interior dos amortecedores de suspensão é desenvolvido especificamente para esse tipo de aplicação, segundo formulações especiais, adequadas às temperaturas e características de trabalho exclusivas. Além do óleo, dependendo do amortecedor, pode haver mais de 50 componentes internos que também sofrem desgastes e que não podem ser substituídos no “recondicionamento”. Esses componentes não são encontrados no mercado e, dessa maneira, não há como o recondicionador substituí-los. Essa condição certamente não garante a eficiência requerida para um amortecedor de suspensão automotiva.

A Cofap reforça que, caso haja necessidade de troca, é recomendado que sejam utilizados componentes novos, com qualidade reconhecida pelo mercado, como é o caso dos amortecedores Cofap, cujos desenvolvimento e fabricação atendem rigorosamente os parâmetros dos projetos das peças genuínas. A manutenção deve ser realizada por profissionais capacitados, em oficinas equipadas com ferramentas e equipamentos adequados.

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