Chineses apresentam projeto em que ônibus passa por cima dos carros

A sustentabilidade no trânsito é uma busca necessária nos dias atuais. A quantidade de veículos nas ruas das grandes metrópoles aumenta a cada ano. Só no Brasil, segundo pesquisa da Othink, do ano de 2000 a 2011, o aumento de carros foi em uma estimativa de 130%. Atualmente o fácil acesso para a compra de carros, com pagamentos e taxas que facilitam a possibilidade de venda, tornam-se fatos que vem a contribuir para o aumento dos números dos automóveis nas ruas.

Não é preciso de pesquisas para analisar o crescimento dos números de carros nas cidades, ou então, a média de veículos da família brasileira. A percepção da mudança é sentida toda vez que o brasileiro está trancado em algum congestionamento no final do dia. O incentivo ao transporte público, para a redução dos números de veículos nas estradas, ainda é baixo e possuí um resultado inferior aos objetivos do governo.

onibus chines

Fatores que determinam este resultado negativo são influenciados por uma prestação de serviço que deixa a desejar, por conta dos ônibus lotados ou com pouca opção de horários, sendo deste modo, mais cômodo utilizar o carro ao invés de um transporte público. Conforme a pesquisa, realizada pela Othink, os brasileiros estão pessimistas com o futuro do trânsito no país. Mas, o problema não é exclusivo dos brasileiros e sim de inúmeras metrópoles que sofrem com o grande número de veículos nas ruas. E, por isso, a constante busca por uma ideia alternativa para o caos em que se vive no trânsito.

Uma ideia inovadora e sustentável! Em 2010 o projeto de um grupo de chineses ganhou espaço na mídia internacional por oferecer um meio alternativo de locomoção na China, mas, pouco da ideia foi abordada no Brasil e no mundo, por ser considerada uma ideia utópica. Porém, nesta semana o projeto ganhou mais forças no Brasil e voltou a percorrer por alguns portais de notícias. Com uma oferta inusitada e inovadora, os chineses propõem uma forma de contribuir para a diminuição de até 30% do trânsito na China, o projeto apresenta um ônibus que passa por cima dos carros e evita a formação de engarrafamentos.

O projeto tem o nome de Land Air Bus e utiliza de painéis solares e elétricos para se locomover, o que gera uma economia de até 860 toneladas de combustível ao ano e resulta em uma redução de 2640 toneladas de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. O ônibus alcança uma velocidade de 60 km/h, e conforme informações dos criadores do projeto, o veículo comporta 1200 pessoas em quatro vagões.

A criação possui seis metros de largura e quatro metros de altura, ocupa duas pistas e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% mais barato do que a construção de metrôs. Até o momento ainda não existe a confirmação de que será implantado na China, mas o projeto é apresentado como o futuro das cidades.

(Fonte) /super interessante

Comentarios