Childhood Brasil lança campanha “Herói da Infância” para homenagear caminhoneiros

A Childhood Brasil, instituição fundada pela Rainha Silvia da Suécia, lança a nova campanha do Programa Na Mão Certa, “Herói da Infância”, que visa sensibilizar caminhoneiros no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A campanha, que conta com um filme, além de cartilha e cartazes, será lançada no Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, que é celebrado em 25 de julho.

Veja o filme:

Um dos argumentos da campanha é que os caminhoneiros podem ser verdadeiros heróis da infância se mantiverem os olhos bem abertos nas estradas. Além disso, existem 1.969 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais, conforme último levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal.

Publicidade:

Consorcio DAF

Por intermédio do Programa Na Mão Certa há 10 anos caminhoneiros têm atuado como agentes de proteção nas estradas, em especial, em locais de parada onde crianças e adolescentes podem estar em situação de risco. Além da sensibilização dos profissionais de transporte, a Childhood Brasil trabalha junto com a Polícia Rodoviária Federal na orientação de denúncias. Se qualquer motorista, caminhoneiro ou não, estiver numa rodovia federal e identificar uma situação de vulnerabilidade deve alertar as autoridades pelo telefone 191. Se estiver em qualquer outra estrada ou cidade, o mais indicado é o Disque 100. É possível também usar o aplicativo Proteja Brasil, que é gratuito e basta baixar nas lojas Apple Store ou Google Play.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 87% da economia do Brasil transita por rodovias. O tempo estimado de um frete é de 18 dias, sendo que muitas vezes o caminhoneiro permanece vários dias estacionado em paradas de entrega. A concentração de pessoas em um ambiente isolado é um facilitador para a ação da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O filme da campanha aborda justamente esse ponto. Estar com os olhos abertos pode fazer toda a diferença no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. O vídeo é uma adaptação da campanha #EyesWideOpen (Olhos Bem Abertos), lançado originalmente nos EUA, em plena Times Square, com o objetivo de proteger a infância e assegurar que as crianças sejam crianças.

Fonte: RedePress

Comentarios