Carta aberta para ministro das Cidades pressiona por volta das inspeções veiculares

inspecao_veicular

Entidades representativas da sociedade civil organizada, dentre as quais a AFEEVAS (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul), entregaram uma carta aberta a Ailton Brasiliense, representante do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na cerimônia de abertura do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA, no último dia 25.

A carta assinada por outras 18 entidades solicita a priorização de ações visando a implantação do Programa de Inspeção e Manutenção Veicular (Programa I/M). Segundo estudos apontados pelo documento, mesmo quando o Programa I/M esteve em vigor apenas em São Paulo, os resultados das inspeções evitaram anualmente 559 mortes prematuras e 1.515 internações, motivadas pela poluição ambiental.

“É oportuno ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro (Art.104) estabelece em lei a obrigatoriedade das inspeções de segurança e de emissões, segundo as regulamentações do DENATRAN e do CONAMA, respectivamente (…) O enorme atraso existente na implementação de Programas I/M no país vem penalizando, de forma injustificável, a população brasileira, resultando em elevados custos sociais, seja pelos danos, mortes e sofrimento causados por acidentes de trânsito, como pelos efeitos negativos na saúde, no bem-estar e no meio ambiente”, enfatiza um dos trechos da carta.

As entidades signatárias (AEA, GAESI, FDTE, Instituto de Engenharia, Lab. de Física Atmosférica do Instituto de Física da USP, Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP, ABNT, ISMB, UNICAMP, IAG, Inaira, Instituto de Saúde e Sustentabilidade, SAE Brasil, AFEEVAS, Sindipeças, Sindirepa, Sincopeças, Aprove Disesel e ANFAVEA) pontuaram também que o quadro pode ser modificado a curto prazo, seguindo exemplos de países como EUA, Canadá, Japão, etc. Elas se colocaram à disposição do Ministério das Cidades para compartilhar estudos e ações que vêm sendo desenvolvidas para melhorar a qualidade da frota de veículos em circulação quanto a itens de segurança veicular, emissão de poluentes atmosféricos e consumo de combustível.

Para mais informações, acesse: www.afeevas.org.br

https://www.facebook.com/afeevas /https://twitter.com/afeevas

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27