Campanha Novembro Azul orienta homens sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

(Foto: divulgação/Chico da Boleia)

Campanha Novembro Azul orienta homens sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Segundo o Inca, entre os fatores de risco para a doença estão: a idade, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos, como fatores genéticos, hábitos alimentares e estilo de vida, além de excesso de gordura corporal

Ao longo deste mês ocorre a campanha Novembro Azul com objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que foram diagnosticados 65.840 novos casos da doença em 2020 no Brasil. O número corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Dados do Atlas de Mortalidade do Câncer mostram que o número de óbitos pela doença no mesmo ano chegou a 15.841.

Médico Oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO), de Petrópolis – referência no estado do Rio de Janeiro, Mauro Sérgio Vieira de Melo, explica que o câncer de próstata é a neoplasia primária do homem assim como o câncer de mama é a da mulher. “A proposta da campanha – Novembro Azul – é de que o diagnóstico ocorra logo no início, porque quanto mais precoce o tumor é descoberto maiores são as chances de cura”, diz.

Segundo o Inca, entre os fatores de risco para a doença estão: a idade, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos, como fatores genéticos, hábitos alimentares e estilo de vida, além de excesso de gordura corporal.

– Se você tem uma história forte do câncer de próstata na família, é importante começar a fazer os exames de rotina já aos 30 anos e vai fazendo a cada dois anos. A partir dos 50 anos de idade deve ser feito anualmente. A gente sabe que, estatisticamente, dentro de uma mesma família se existe uma situação em que bisavô, avô e pai desenvolveram a doença, existe uma chance maior do filho apresentar o câncer de próstata. Então, quanto mais cedo iniciar a investigação, melhor – afirma Mauro.

O diagnóstico precoce ocorre por meio de alguns exames, como o toque retal, o PSA (dosagem do sangue) e ressonância magnética. “O exame urológico periódico, que os homens de uma maneira geral odeiam, é importante porque a próstata tem uma textura que os exames de imagens não mostram. Então, quando um urologista experiente apalpa a próstata, ele pode notar alterações da textura dela e, a partir daí, pedir outros exames específicos”, diz.

Com relação aos sintomas, o médico afirma que o paciente dificilmente sente algo porque o câncer de próstata não provoca, por exemplo, dor para urinar. “O que gera a disúria, que nós chamamos, é o aumento benigno da próstata, que é a hipertrofia. Portanto, o fato de não haver sintomas aumenta a importância dos novembros azuis para chamar a atenção para que os homens façam os acompanhamentos com seus urologistas e façam os exames solicitados”, destaca.

O tratamento do câncer de próstata, Mauro explica que geralmente se dá por meio de cirurgia e/ ou radioterapia. Além disso, ele explica que existem diversas medicações atualmente que ajudam no controle da doença.

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios