Caminhões: Mercedes-Benz cresce e ameaça liderança da MAN

Em ano de recuperação no mercado de caminhões, algumas empresas conseguiram melhorar seus resultados com a onda positiva. Uma delas foi a Mercedes-Benz, que, como planeja há algum tempo, ameaça a liderança da MAN no segmento. A companhia ampliou suas vendas em 14,8% entre janeiro e novembro na comparação com igual intervalo do ano passado, para 36,4 mil veículos. Com isso, garantiu 25,8% de participação, com desempenho positivo principalmente entre os semileves, leves e pesados.

Enquanto isso a MAN anotou retração de 0,5% nas vendas este ano e emplacou 37,2 mil caminhões (incluindo modelos das marcas Volkswagen e MAN). Com a redução dos negócios diante da alta do mercado total, a companhia entregou expressivos 3,5 pontos porcentuais de market share e respondeu por 26,4% do total vendido no País. A fabricante perdeu espaço principalmente nos segmentos de leves e de semipesados.

A Volvo, que superou a Ford e ficou com a terceira colocação no ranking de vendas, ampliou em 30,9% os negócios no Brasil nos 11 primeiros meses de 2013. Foram emplacados 18,7 mil caminhões da marca sueca. O volume é significativo principalmente para uma fabricante que atua somente com poucos modelos semipesados e pesados, segmentos nos quais avançou 28,4% e 40,5% entre janeiro e novembro, respectivamente. Parte da demanda foi puxada pela safra agrícola recorde. A empresa também lançou em 2013 a nova geração do VM, que ganhou versões 8×4 e 8×2.

A Ford seguiu caminho oposto e não acompanhou a expansão do mercado de caminhões. As vendas da companhia diminuíram 7,3%, para 18,4 mil unidades. A empresa perdeu 2,8 pontos de market share e respondeu por 13% dos emplacamentos. Os negócios da marca cresceram apenas entre os caminhões médios, com alta de 7,1% na comparação com janeiro a novembro do ano passado. A fabricante lançou o Cargo extrapesado em agosto deste ano. A empresa garante estar satisfeita com o volume de vendas do modelo, mas a performance da marca entre os pesados foi negativa em 7,7% até novembro.

Já a Scania, assim como a conterrânea sueca Volvo, colheu os frutos da forte atuação no segmento acima de 15 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). A companhia vendeu 17,7 mil caminhões, com salto de 82,4% sobre janeiro a novembro de 2012. O volume garantiu evolução de 4,8 pontos no market share, para 12,6%. Além do bom resultado entre os pesados, a fabricante também elevou os volumes no segmento de semipesados, em que vendeu 1,3 mil caminhões, com alta de 68,2%.

A Iveco ampliou os negócios em 8,4% ao longo do ano com o emplacamento de 10,3 mil veículos. A empresa respondeu por 7,3% do total de caminhões vendido no País, com leve ganho de participação sobre os 11 meses de 2012. A marca italiana ganhou espaço entre os caminhões semileves, leves e pesados. As marcas com volumes de vendas menores, como International, Agrale e Sinotruk, aprofundaram retrações, cada uma delas com participação inferior a 0,5%.

GIOVANNA RIATO, AB

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