Artesp é premiada entre as 100 empresas mais inovadoras na área de TI com o Rodovírtua

Óculos de realidade virtual que simula situações de risco ao volante

Mais de 20 mil pessoas já passaram pela experiência do Rodovírtua em ações educativas realizadas este ano pela Artesp em 54 municípios

São Paulo, 9 de novembro de 2017. Pelo segundo ano consecutivo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está no ranking das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI no país. O estudo anual é feito pela IT Mídia, em parceria com a PwC, que classifica e premia os projetos mais inovadores no uso de Tecnologia da Informação (TI) por categoria de mercado. A Artesp entrou no ranking “100+ Inovadoras no Uso de TI” com o projeto “Rodovírtua” – óculos de realidade virtual carregados com vídeos que simulam situações de risco ao volante. Ao passar pela experiência, a pessoa sente-se como se estivesse dentro do filme, e vivencia a ação como um motorista que adota comportamentos de risco e passa por situações arriscadas ao volante. A premiação foi entregue na noite da última terça-feira (7/11) e o projeto ficou em segundo lugar na categoria “Setor Público”.

Atualmente os óculos estão carregados com filmes que abordam duas situações arriscadas, porém ainda comuns no trânsito: o uso de celular ao volante e a perigosa combinação de álcool e direção – comportamentos para os quais a Artesp busca aumentar a conscientização dos condutores. Os filmes abordam a participação do fator humano, sempre presente nos acidentes de trânsito, por isso a importância de atuar com foco no comportamento dos motoristas. O Rodovírtua é projeto desenvolvido pela Artesp em parceria com o DER/SP – Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo. “Temos que ser criativos e inovadores para impactar as pessoas em meio a tanta informação e estímulo que recebemos diariamente. Vimos que o Rodovírtua tem se mostrado uma ótima ferramenta, principalmente nas cidades menores onde os óculos de realidade virtual e filmes em 360º ainda não são muito difundidos, o que desperta o interesse do público”, avalia Elizabeth Alves, superindentente de comunicação da Artesp que esteve à frente do desenvolvimento dessa ação.

Desde janeiro, mais de 20 mil pessoas em 54 municípios já foram impactadas pelas ações educativas que a Artesp realiza com o equipamento por meio de parcerias com Prefeituras, escolas, universidades, postos de combustível e serviços, empresas privadas, concessionárias de rodovias e shoppings, entre outras instituições. Interessados em realizar eventos com atividades do Rodovírtua podem fazer a solicitação através do e-mail artesp@artesp.sp.gov.br, informando o local da ação, o público estimado e a data pretendida.

Mais inovações. No ano passado, a Artesp ganhou o Prêmio 100 + Inovadoras no Uso de TI 2016, na categoria Setor Público pela utilização de tablets para agilizar a fiscalização de mais de 7 mil quilômetros de rodovias paulistas concedidas. Alguns dos itens verificados nessa fiscalização em tempo real são o funcionamento de call boxes (telefones de emergência), de câmeras de monitoramento, da central de controle operacional, monitoramento do sistema de pesagem, conservação de rotina (como poda de áreas ajardinadas, por exemplo), conservação emergencial (como reparos de buracos na via), entre outros.

No momento da fiscalização, os problemas encontrados pelo agente são registrados no tablet e o relatório é enviado imediatamente para a sede da Artesp, possibilitando, assim, que a concessionária seja acionada rapidamente para tomar as medidas necessárias. Antes da adoção dos tablets era preciso escrever um relatório a ser enviado por malote à Agência, que fica na capital paulista, processo que demorava alguns dias.

Aplicativo “Eu Vi”. A Agência também disponibiliza o aplicativo para smartphones “Eu Vi” para que os usuários possam fazer fotos ou vídeos de 10 segundos que serão georeferenciados para registrar irregularidades como buraco no asfalto ou placas danificadas, por exemplo. Em seguida, ele poderá fazer um comentário relatando a ocorrência ou sugestão. O registro é enviado diretamente para a Artesp, que aciona a concessionária responsável pela rodovia para solucionar o problema. Todo o processo tem o acompanhamento da Agência, que verifica o cumprimento dos prazos contratuais para o reparo da não conformidade registrada pelo usuário da via.

Fonte: Segs

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