Apenas 3,8% das cidades têm plano de transporte

Apenas 3,8% dos municípios do país possuíam um Plano Municipal de Transportes em 2012, o equivalente a 211 das 5.565 cidades brasileiras. É o que aponta a “Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2012)”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, 7,7% dos municípios do país estão em fase de elaboração do plano e os outros 88,5% não têm projeto municipal de transporte.

Entre as regiões brasileiras, o Norte tem o maior percentual de municípios com planos de transporte, com 4,9%, seguido por Sudeste (4,5%), Centro-Oeste (4,1%), Sul (3,5%) e Nordeste (3%). De acordo com o IBGE, dos municípios que possuem planos de transporte, 55,3% têm mais de 500 mil habitantes, ao passo que 22,4% têm entre 100 mil e 500 mil habitantes.

O IBGE destaca que o planejamento integrado entre transportes, trânsito e sistema viário permite à prefeitura melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, devendo ser o “principal eixo da política definida no Plano de Transportes”

Valor Econômico 

[tabgroup][tab title=”POR REGIÃO”][/tab][tab title=”POR NÚMERO DE HABITANTES”][/tab][/tabgroup]

FONTE: IBGE

Comentarios