Acabe com os rumores sobre o coronavírus

Organização Mundial da Saúde responde as dúvidas e rumores sobre a Covid-19.

As redes 5g de telefonia móvel NÃO propagam a Covid-19

Os vírus não se deslocam por ondas eletromagnéticas nem pelas redes de telefonia móvel. A Covid-19 também está espalhada em países que não possuem rede 5g. A Covid-19 se transmite através de gotículas de secreções respiratórias expelidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Também é possível se infectar ao tocar uma superfície contaminada e posteriormente levar a mão aos olhos, boca ou nariz.

ESTÁ PROVADO: Tomar bebidas alcoólicas não te protege da Covid-19 e pode ser perigoso.

O consumo frequente ou excessivo de álcool pode aumento o risco de sofrer problemas de saúde.

ESTÁ PROVADO: Expor-se ao sol ou a temperaturas superiores a 15 oC NÃO previne de coronavírus.

É possível contaminar-se da Covid-19 por mais ensolarado e quente que seja o clima. Para se proteger, lave as mãos com frequência e corretamente e evite tocar os olhos, boca e nariz.

ESTÁ PROVADO: Conter a respiração durante dez segundos ou mais sem tossir ou sentir dores NÃO significa que uma pessoa não tenha coronavírus ou qualquer outra doença pulmonar.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são tosse seca, fadiga e febre. Algumas pessoas podem desenvolver formas mais graves da doença, como a pneumonia. A melhor maneira de saber se você tem o vírus que produz a doença da Covid-19 é realizando um teste de laboratório. O exercício de respiração citado não irá responder com certeza se você tem ou não alguma doença, e inclusive pode ser perigoso para sua saúde.

ESTÁ PROVADO: É possível se recuperar do coronavíus. Contrair a doença não significa que você irá conservá-la por toda a vida.

A maioria das pessoas que contraem a Covid-19 podem se recuperar e eliminar o vírus de seus corpos. Se você contrair a doença, assegure-se de tratar seus sintomas. Se você apresenta tosse, febre ou dificuldade para respirar, busque rapidamente atenção médica, mas antes ligue para o seu centro de saúde. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de apoio.

O vírus também se transmite em zonas com climas quentes e úmidos.

As provas científicas obtidas até agora indicam que o vírus da Covid-19 se transmite em qualquer região, incluindo as de clima quente e úmido. Independente das condições climáticas, é necessário adotar medidas de proteção se você vive em uma zona na qual tenham sido notificados casos de Covid-19 ou se vai viajar para alguma delas. A melhor maneira de se proteger é lavando as mãos com frequência. Assim, são eliminados os vírus que podem estar nas mãos e evita-se a contaminação ao tocar os olhos, a boca e o nariz.

O frio e a neve NÃO PODEM matar o novo coronavírus

A temperatura normal do corpo humano varia em torno de 36,5° e 37°, independente da temperatura exterior ou das condições meteorológicas. Portanto, não existe razão para crer que o frio é capaz de matar o coronavírus ou acabar com outras doenças. A forma mais eficaz de se proteger contra a Covid-19 é limpar as mãos frequentemente com álcool em gel 70% ou com água e sabão.

Tomar banho com água quente não previne da infecção pelo coronavírus.

Tomar banho com água quente não proporciona nenhuma proteção contra a Covid-19. Independente da temperatura da água do chuveiro ou da banheira, a temperatura do corpo continuará entre 36,5 °C e 37 °C. Na realidade, se a água estiver muito quente, você pode se queimar. O melhor a se fazer para se proteger é lavar as mãos com frequência para eliminar o vírus que esteja na sua superfície e não se contagiar ao tocar os olhos, boca ou nariz.

O novo coronavírus NÃO é transmitido através da picada de mosquitos.

O coronavírus é um vírus respiratório que se propaga principalmente com o contato com uma pessoa infectada através das gotículas respiratórias que são geradas quando ela tosse ou espirra, por exemplo, ou através de gotículas de saliva e secreções do nariz. Até a data não existe informação nem prova que indique que o 2019-nCov possa ser transmitido por mosquitos. Para se proteger, evite o contato próximo com qualquer pessoa que tenha febre ou tosse e pratique uma boa higiene das mãos e das vias respiratórias.

É possível matar o Coronavírus com um secador de mãos?

NÃO. Os secadores de mãos não matam o Coronavírus. Para se proteger contra o vírus, lave as mãos frequentemente com um gel hidroalcóolico ou com água e sabão. Uma vez limpas, seque bem as mãos com toalhas de papel ou com um secador de ar quente.

É possível matar o 2019-nCov com uma lâmpada ultravioleta para desinfecção?

Lâmpadas ultravioletas não devem ser utilizadas para esterilizar as mãos ou outras partes do corpo, já que a irradiação ultravioleta pode causar irritações na pele.

É possível matar o novo Coronavírus borrifando o corpo com álcool ou com cloro?

NÃO. Borrifar todo o corpo com álcool ou cloro não serve para matar o vírus que já entrou no organismo. Pulverizar essas substâncias pode danificar a roupa e as mucosas (olhos, boca, etc.). Tanto o álcool como o cloro podem servir para desinfectar as superfícies, desde que sejam seguidas as recomendações pertinentes.

As vacinas contra pneumonia protegem contra o coronavírus?

NÃO. As vacinas contra a pneumonia, como a pneumocócica e a vacina contra Haemophilus influenzae de tipo B (Hib), não protegem contra o novo coronavírus. O 2019-nCoV é tão novo e diferente que ainda é necessário desenvolver uma vacina específica, na qual cientistas e laboratórios estão trabalhando com a ajuda da Organização Mundial da Saúde.

Ainda que as vacinas contra a pneumonia não sejam eficazes contra o 2019‑nCoV, é conveniente se vacinar contra as doenças respiratórias para manter uma boa saúde.

Convém limpar regularmente o nariz com uma solução salina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus?

NÃO. Não existem provas de que esta prática proteja da infecção pelo novo coronavírus.

Comer alho pode ajudar a prevenir a infecção pelo coronavírus?

O alho é um alimento saudável que pode conter algumas propriedades antimicrobianas. No entanto, não existem evidências que provem que a ingestão desse alimento proteja contra a Covid-19.

O novo coronavírus afeta apenas os idosos ou também pode infectar os mais jovens?

A Covid-19 pode infectar pessoas de todas as idades, ainda que os idosos ou portadores de algumas enfermidades (como asma, diabetes e doenças cardíacas) tenham mais probabilidade de desenvolver formas graves da infecção.

A OMS aconselha que as medidas de proteção contra o vírus, como uma boa higiene das mãos e respiratória, sejam tomadas por pessoas de todas as idades.

Os antibióticos são eficazes para prevenir e tratar a infecção pelo novo coronavírus?

NÃO. Os antibióticos são eficazes contra as bactérias, mas não contra os vírus. O novo coronavírus (2019-nCoV) é um vírus, por isso, os antibióticos não devem ser utilizados para seu tratamento ou prevenção.

No entanto, se você está infectado pelo vírus e venha a ser hospitalizado, é possível que sejam administrados antibióticos para que você não contraia infecções bacterianas.

Existe algum medicamento para prevenir a infecção pelo novo coronavírus?

Por enquanto, não é recomendado nenhum medicamento específico para prevenir ou tratar a infecção pelo novo coronavírus. No entanto, é necessário atender adequadamente as pessoas infectadas por este vírus para aliviar e tratar os sintomas e procurar medidas de apoio otimizadas aos que apresentem sintomas graves. Estão sendo estudados alguns tratamentos específicos que serão testados em ensaios clínicos. A OMS está ajudando a agilizar as atividades de investigação e desenvolvimento com uma série de associados.

 

Mais informações, acesse o site da Organização Mundial da Saúde

Traduzido de OMS

Redação Chico da Boleia

Comentarios