61ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia


2017: mais um ano desafiador!

Companheiros e companheiras do trecho, inicio esta edição desejando muita saúde e paz para todos e todas.

Antes de qualquer coisa, quero me desculpar, pois, por problemas alheios à nossa vontade, a edição de janeiro sai junto com a de fevereiro. Com certeza em março voltamos com nossas edições mensais.

O ano de 2016 foi de extrema dificuldade não só para o nosso setor como para toda a economia e a sociedade brasileira. O processo político que desencadeou o impeachment e a troca de governo trouxe inúmeras incertezas e descrenças no cenário brasileiro. Agora, estamos em 2017 e parece que o cenário nos traz as velhas indagações sobre os rumos do transporte rodoviário de cargas.

As previsões são as mais diversas, desde o otimista até o mais pessimista! Fica difícil cravar um diagnóstico, pois passamos por uma crise política nunca vista antes. Tivemos problemas sérios ao longo da história como, por exemplo, a ditadura militar. Mas hoje quem pratica a lógica de uma ditadura é a grande mídia na qual se vendeu que o impedimento da então presidenta Dilma Rousseff seria a solução de todos os problemas e que a corrupção teria fim. Só que a realidade é outra, os problemas continuam e se agravam no campo da política. As reformas propostas estão longe de resolver alguma coisa ou indicar um caminho.

Apesar de todas as dificuldades que se agudizaram desde o ano passado, temos que superar os problemas criados pelos políticos e, com garra, determinação e criatividade, seguir em frente.

O ano de 2017 traz a promessa de safras recordes e para nós isso é um alento. A indústria ensaia um crescimento de 1% que já é um indicador positivo, e assim o setor empresarial vai buscando caminhos pra superar o desastre do ano anterior. Este ano também temos FENATRAN e, diferentemente de 2015, as principais montadoras de caminhões já estão confirmando presença.

Depois de inúmeros problemas criados pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o Campeonato de Fórmula Truck está confirmado e continua sob a batuta de Neuza Navarro. A 1ª Etapa será realizada no dia 16 de março no Rio Grande do Sul, no Autódromo VeloPark.

Nesta edição também temos a satisfação de anunciar uma nova parceria com a Quest, uma empresa de inteligência de mercado. Juntos, buscaremos apresentar números do setor com base no nosso banco de dados mais conhecido como Data Chico.

Anuncio também a aposentadoria do Chico Móvel I depois de milhares e milhares de quilômetros rodados. Nosso velho companheiro precisou ser aposentado. Na próxima edição, apresentaremos o Chico Móvel II.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição!

Chico da Boleia
Orgulho de ser Caminhoneiro e Buscando Informação onde ela acontece.

Comentarios