59ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia

Para onde vai o nosso setor?

Novembro desponta no calendário anual e já consolida o fim de mais um ciclo para o setor do transporte rodoviário de cargas. A pergunta que todos os membros da cadeia logística repetem é: para onde vai o nosso setor?

As dúvidas a respeito de quais rumos tomarem dividem as opiniões. Os mais otimistas acreditam que a economia deve alavancar em 2017 e o setor deve ganhar novo fôlego para aumentar a produtividade.

Já os mais realistas defendem a tese de que ainda é preciso mais tempo para que o setor, abalado pela crise nacional e internacional, possa se encaixar através de novas estratégias. As últimas medidas tomadas pelo novo governo aumentaram os índices de desemprego e não estão conseguindo criar novas vias de atuação no mercado para empresas e fabricantes.

Esse foi um dos temas debatidos durante o I Encontro Nacional de Usuários do Transporte de Cargas, realizado em Brasília no início de novembro e promovido por entidades como a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Na ocasião também foram discutidas estratégias de mercado para redução de custos no transporte e distribuição.

Nossa equipe esteve presente no evento e conseguiu colocar em pauta assuntos importantes, como a necessidade de reduzir os custos das operações logísticas sem prejuízos para os caminhoneiros e caminhoneiras autônomos e empregados de empresas de transporte.

Algo parecido aconteceu durante o Encontro Nacional da ComJovem, evento que ocorreu em Trancoso.

No entanto, o evento mais esperado do ano foi a final nacional do Scania Driver Competitions, realizado no Auto Posto Graal Estrela da cidade de Queluz. Entre os dias 9 e 10 de novembro, caminhoneiros e caminhoneiras do país inteiro, juntamente com suas famílias, passaram uma semana de emoções à flor da pele.

Foram 60 classificados para a final nacional, dentre os quais apenas 27 disputaram a segunda fase de provas. Deles, 9 foram classificados para uma nova etapa que definiu os três melhores caminhoneiros do Brasil. Eliardo Locatelli, que já havia sido campeão na edição de 2014, Ruy Gobbi e Luiz Carlos dos Santos foram os classificados para a prova do Rei que definiu o melhor motorista. Locatelli sagrou-se bicampeão e representará, ao lado dos companheiros de estrada, o Brasil na final Sul-americana que acontece entre os dias 26 e 27 de novembro e englobará os melhores do Chile, Peru e Argentina. O vencedor será premiado com um caminhão Scania 0km.

Durante o evento, nossa equipe acompanhou a emoção dos familiares e amigos e pode constatar que mais do que uma competição, o Scania Driver Competitions promove sustentabilidade e valorização no setor do transporte rodoviário de cargas e entre os caminhoneiros e caminhoneiras do Brasil. Nesta edição você confere uma reportagem especial sobre o assunto.

Nossa equipe também esteve na coletiva de imprensa realizada pela Petronas, em São Paulo, que contou com a participação do piloto de Fórmula 1, Nico Rosberg. O alemão briga pelo título do campeonato contra seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton e que será definido nos Emirados Árabes.

Por último, mas não menos importante, nossa edição também contempla as ações da campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata. Em parceria com o Instituto Lado a Lado, nossa reportagem da coluna Saúde no Trecho traz informações sobre o cuidado integral com a saúde do homem, que pode diminuir os riscos do câncer de próstata.

Se você tem alguma sugestão, dúvida, crítica ou quer saber mais sobre algum assunto em específico, escreva para chicodaboleia@chicodaboleia.com.br. Não deixe de acompanhar todas as novidades do setor através das nossas redes sociais facebook, twitter e youtube.

Boa leitura e até a próxima!
Chico da Boleia
Sempre com orgulho de ser caminhoneiro

Comentarios