55ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia

Julho, o mês do (a) motorista!

Companheiros e companheiras da estrada, julho é sempre uma data especial para nós. Isso porque celebramos o Dia do (a) Motorista e também o Dia de São Cristóvão, padroeiro de todos aqueles que vivem da estrada.

Existem os que acreditam e os que não são devotos, mas São Cristóvão é uma figura respeitada pela maioria. A origem do nome e da imagem remonta à época da Roma Antiga, mas não existe muita informação concreta sobre a canonização do santo e a escolha do dia 25 de julho para sua celebração. Em outros países, a data de celebração do santo pode ser diferente.

Sabe-se, porém, que São Cristóvão é aquele que “carrega Cristo” com segurança, vigilância e prudência. Não a toa ele é o padroeiro de todos os motoristas, homens e mulheres, que precisam de atenção e proteção em suas missões, profissionais ou não.

A devoção a São Cristóvão entre os caminhoneiros e caminhoneiras do Brasil, enche as boleias dos caminhões com imagens e orações. Nesta edição, trazemos uma reportagem especial sobre o Dia do (a) Motorista e de São Cristóvão, mostrando a devoção ao santo e também detalhes sobre o dia a dia dos caminhoneiros e caminhoneiras no país.

Ainda com as dificuldades econômicas enfrentadas no nosso país, o setor parece dar mostras de bons resultados e melhores expectativas para o segundo semestre, o que pode ser constatado nos eventos realizados ao longo do mês de julho.

Na 18ª edição da Transposul, um dos maiores eventos da América Latina sobre o setor do transporte rodoviário de cargas, a presença do público chegou a mais de 14 mil pessoas.

Durante os três dias de evento, o Congresso realizado levou ao público a palestra de autoridades e especialistas, como Joaquim Barbosa e o historiador Leandro Karnal, que falou sobre ética no Brasil, criticando o famoso “jeitinho brasileiro”.

Uma grande notícia para o setor foi dada durante a PneuShow, evento realizado no início do mês de julho: nunca antes a organização havia visto um número tão grande de visitantes. Foram gerados negócios e apresentadas soluções para os problemas do dia a dia.

Dentre os eventos que movimentaram o setor, também estivemos presentes no debate promovido pela Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, sobre as mudanças no tamanho e na capacidade dos Veículos Urbanos de Carga, recentemente aprovadas pela Prefeitura de São Paulo.

Os representantes do Setcesp também se fizeram presentes e levantaram a questão sobre a necessidade de se padronizar o tamanho dos Vucs nas cidades brasileiras. Nas principais capitais do Brasil, o tamanho dos veículos que podem trafegar em zonas de restrição varia muito, o que complica a vida dos transportadores e caminhoneiros autônomos.

Nesta edição também apresentamos mais um texto da série “ABS: Aperta Bem que Segura”, uma reportagem especial sobre freios, para que nossos amigos e amigas fiquem por dentro de todas as informações sobre funcionamento, conservação e otimização da vida desse sistema tão importante para a nossa segurança.

É isso, amigos e amigas do trecho. Parabenizamos a todos (as) os (as) motoristas do país, desejando sempre bons negócios, segurança e muita responsabilidade. O setor depende muito de todos vocês, obrigado por desempenharem esse papel econômico e social tão importante.

Boa leitura e até a próxima!
Chico da Boleia
Sempre com orgulho de ser caminhoneiro

Comentarios