14ª Transposul – Entrevista com Jean Candido diretor geral da SUVEZA

Chico da Boleia e Jean Candido 


Chico da Boleia
: Companheiros da estrada, vamos conversar com o Jean Candido com mais de onze anos de trecho e é diretor geral da SUVEZA é uma concessionária da marca Scania, aqui na região do Rio Grande do Sul. Jean, nós temos ouvido no começo do ano que o mercado está um tanto retraído e a pergunta que a gente tem feito é se o mercado está retraído, é por que as montadoras no final do ano fizeram um grande pulmão do Euro3 e com a chegada do Euro5 a coisa ficou um pouco empacada, ou se realmente a economia que tem problemas lá fora está interferindo de fato no mercado brasileiro.

 

 

Jean Candido: Olá Chico! É um prazer poder estar aqui com você, nós aqui no Rio Grande do Sul sentimos que realmente houve uma diminuição das consultas no inicio do ano, basicamente nós tivemos a mudança de legislação no final do ano passado e no inicio desse ano que fez com que houvesse um pouco de antecipação de compra. Contudo, somando a diminuição da atividade econômica fez com que houvesse uma consulta menor no inicio do ano. Nós da Scania deis do dia primeiro de janeiro vínhamos comercializando o Euro5, nossa estratégia foi a DIGEL oferecer para os nossos clientes o caminhão já com a tecnologia nova, e o que nós sentimos no primeiro semestre é que realmente foi uma diminuição no volume de negócios, já nos trinta, quarenta e cinco dias pra cá em vista também da sazonalidade do mercado que agora começa a ter um acréscimo de atividades juntamente com o governo que andou melhorando as condições de pagamento, houve uma melhora no nível de consultas de negócios.

 

 

Chico da Boleia: Nessa situação, por exemplo, o Euro5 entrando, você percebe na procura que o pessoal está reclamando de preço, da falta efetiva do Euro5 no mercado. Como é que está a relação dos seus clientes com essa modalidade nova de motor.

 

 

 

Jean Candido: Nós da Scania procuramos no começo do ano uma forma de clarificar a situação do nosso cliente foi demonstrar o que aconteceu no produto a mudança que houve com o produto, nós fizemos durante 60 dias demonstrações dinâmicas dos veículos, mostrando o que mudou nele de fato, e o que de fato mudou na prática. E houve uma melhora do veículo, em todos os veículos, não somente os da Scania, mas todos os veículos lançaram produtos de melhor desempenho. Então, hoje o que existe do cliente muito daqueles que não conseguiram ter detalhes disso, qual é o ganho que ele tem com a entrada do Euro5, e qual a perda que ele tem, por que ele só consegue ver que vai aumentar o custo dele, aí ele vai ter que por Arla, ele vai ter que pagar mais pelo Arla, aí ele pensa “quanto que está o Arla, ah o Arla está muito caro”. Então, esse é o misticismo que tem na cabeça dele que precisa ser desvendado. O Euro5 além de trazer ganhos para sociedade como um todo, por que você está diminuindo a quantidade de poluentes que você coloca no meio ambiente, isso ao longo prazo é bom para todos nós, você tem um ganho no veículo, por que todos os veículos que vieram hoje, a Scania, por exemplo, trouxe uma quantidade de tecnologia nova de veículos no mercado, então os veículos são mais econômicos, ele ganha nesse aspecto, por que o veículo é mais econômico. Então ele vai ter o gasto com o Arla, mas ele vai ter também uma melhora de consumo dele, que hoje nós temos veículos na média de sete por cento, e alguns na prática que chegam a dez por cento de economia a mais das versões Euro3. Mais isso logicamente o cliente vai ter que ter a experiência dele para comprovar isso.

 

Chico da Boleia: Você está aqui na 14ª Transposul que é a maior feira do setor aqui na região, uma feira de grande importância, por que ela não é somente uma feira de negócio, ela vai na questão técnica com inúmeras palestras. A feira    para você  tem um caráter de alavancar negócios ou é só insucional para divulgar a marca Scania e a marca da concessionária.

 

 

 

Jean Candido: Está feira ela tem sem dúvida nenhum um caráter insucional, nós estamos presentes para poder estar apoiando o cliente, ele vem para buscar as novidades, e todos os clientes nosso nós temos um segmento especifico, então a gente já conhece basicamente os clientes que vão vir aqui das nossas regiões. Mas ela tem um caráter técnico que vem buscar conhecimento e ele vem buscar negócios também, muitos deles vem aqui e perguntam “oque que tem na feira de interessante para uso de ponto de vista de lançamento, de condições comerciais”, se preparando para isso dentro dessa linha nós da Suveza, nós da Scania, nós trouxemos para essa feira uns produtos específicos, trouxemos promoções para eles, trouxemos o que nós chamamos de soluções para o transportador que engloba a parte de veículos a parte de equipamentos e a parte também de soluções financeiras para o nosso cliente, apoiados pelo consórcio, pelo o banco Scania, trouxemos todo um pacote de ofertas para o nosso cliente.

 

 

Chico da Boleia: Então, você está animado com as possibilidades de um resultado bom da feira.

 

 

 

 

Jean Candido: Eu diria que não só estou animado como elas estão acontecendo, nós temos vários clientes que vieram aqui, o nosso cliente ele não decide comprar caminhão na emoção, ele acorda de amanhã e vou comprar um caminhão novo. Então a gente não se vende pelo brilho do olhar do cliente, não é assim que funciona, o processo de decisão de compra dele ele vem amadurecendo ele começa lá atrás quando ele decide trocar o caminhão dele, e daí durante o ano ele tem o planejamento de cliente médio e de cliente pequeno e decide trocar um, dois, cinco caminhões ou mesmo um cliente grande que decide trocar dez caminhões e ele vai observando a melhor época para ele comprar um caminhão, dependendo de como está o fluxo de caixa dele, como é que o mercado está se comportando, aí ele decide comprar. Esta feira é um ponto no qual ele toma algumas decisões, e muitas vezes ele fala “poxa vou aproveitar a feira e vou comprar aqueles dois caminhões que eu quero comprar e eu ia trocar agora em junho, vou comprar aqui na feira” ou “aquele negócio que eu acabei não fazendo em maio, vou à feira e vou resolver isso”. Então ele tem essa conotação na feira sim.

 

Chico da Boleia: A Scania, a marca que a sua concessionária está representando tem um evento chamado “O melhor motorista de caminhão do Brasil”, aqui no sul os gaúchos estão animados em participar, os gaúchos vão disputar essa peleia ou vão arrepia.

 

 

 

 

Jean Candido: Os gaúchos são sempre parceiros, em todas as edições que aconteceram na festa do melhor motorista de caminhão do Brasil. A festa está na quinta edição, nós tivemos sempre uma grande participação do público gaúcho. Aqui no Rio Grande do Sul nós vamos ter uma edição que vai ocorrer nos dias onze e doze de Agosto em Eldorado do Sul na SUVEZA de Eldorado, nós vamos ter uma das etapas, são doze etapas que vão acontecer no Brasil inteiro e em setembro tem a grande final que acontece em São Bernardo lá na fábrica da Scania. A Scania, ela tem na verdade com este evento, ela não acontece somente no Brasil, ela acontece no Brasil e depois tem uma final sul-americana e o vencedor da sul-americana disputa o melhor motorista de caminhão do mundo que é realizado na Suécia, que é a grande final que acontece no final do ano. Nós temos hoje, algo em torno de dois mil clientes inscritos, então vamos fazer um grande evento com grande participação de todos os nossos clientes, todos os motoristas, com o intuito logicamente de promover a segurança nas estradas e esse é uns dos grandes pontos que a Scania matéria sempre que é promover a segurança nas estradas, e fortalecer a profissão de motorista, a profissão de motorista hoje com o crescimento do mercado é uma profissão que a gente tem a regulamentação da lei do motorista, e tem uma série de coisas fazendo com o que fortaleça a profissão de motorista, é uma profissão sofrida que precisa disso. A Scania com um dos pilares dela é a segurança na estrada é o fortalecimento do motorista e lógico melhorar a destreza, que as provas são práticas, e as destrezas também no dirigir do caminhão.

 

Chico da Boleia: Bom amigos, conversamos com o Jean Candido, diretor geral da SUVEZA concessionária Scania aqui em Porto Alegre na 14ª Transposul. E é aquilo que a gente tem conversado para algumas montadoras o mercado não caiu tanto, para outras o pessoal está chiando. Enfim, é esse o intuito nosso em buscar a informação aonde ela acontece e levar até você, onde você estiver. Chico da Boleia orgulho de ser caminhoneiro.

Comentarios