Transporte aéreo de passageiros registra quinta alta consecutiva no ano

Esse é o quinto mês consecutivo de uma lenta retomada no segmento. (Foto: reprodução)

Transporte aéreo de passageiros registra quinta alta consecutiva no ano

Atualizado com os dados de setembro, Painel CNT do Transporte mostra que o transporte de passageiros cresceu 37,8% no mês

Um dos segmentos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, o transporte aéreo de passageiros segue na sua trajetória de recuperação, apresentando crescimento de 37,8% em setembro de 2020, na comparação com o mês anterior. Esse é o quinto mês consecutivo de uma lenta retomada no segmento. É o que revelam os números atualizados do Painel CNT do Transporte – Aéreo, que traz dados do transporte de passageiros e de cargas e correios no setor.

O setor chegou a registrar queda de 92,9% no auge da crise, no mês de abril. A partir de maio, as companhias passaram a retomar a oferta de voos para alguns destinos. Quando comparado o período de janeiro a setembro de 2020 com o mesmo período do ano anterior, o transporte aéreo de passageiros teve queda de 58,6%. De janeiro a setembro de 2020, foram transportados 36,54 milhões de passageiros no país, enquanto que em 2019 no mesmo período foram 88,16 milhões.

O presidente da CNT, Vander Costa, diz que o setor aéreo de passageiros vem em ritmo consistente de recuperação, após ser fortemente abalado pela crise provocada pelo novo coronavírus. “Os números indicam que o mercado doméstico pode, já nos próximos meses, voltar ao nível de operação pré-crise. A economia vem reagindo e o turismo de lazer e de negócios deve ganhar força, o que reflete na demanda do segmento. Esperamos que, em 2021, possamos superar as perdas deste ano e que seja um período de plena recuperação”.

No setor de transporte de cargas e de Correios, a alta registrada em setembro foi de 7,1% em relação a agosto. No segmento, o menor índice havia sido registrado também em abril, com queda de 42% no volume transportado em relação a março. No ano de 2020, o total transportado até setembro é de 734,62 mil toneladas. Em 2019 tivemos 944,70 mil toneladas transportada no período mesmo período.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Comentarios