Setembro tem início com duas etapas simultâneas da 29ª Gincana do Caminhoneiro

Nesta terça-feira (1º) e quarta-feira (2), a comitiva da 29ª Gincana do Caminhoneiro chega as cidades Tio Hugo/RS e Alagoinhas/BA. (Foto: divulgação)

Setembro tem início com duas etapas simultâneas da 29ª Gincana do Caminhoneiro

Cidades Tio Hugo/RS e Alagoinhas/BA acolhem estradeiros com as comitivas da saúde instaladas pelo projeto

Nesta terça-feira (1º) e quarta-feira (2), a comitiva da 29ª Gincana do Caminhoneiro se instala no Posto Rota do Sul, no km 213, da BR 386, em Tio Hugo/RS, enquanto outra equipe estará a quase três mil km de distância, iniciando também atendimento aos caminhoneiros de passagem pela cidade de Alagoinhas/BA, no Posto 5 Estrelas, situado no km 108 da BR 101, das 8h às 18h.

Ao chegar na etapa da Gincana do Caminhoneiro, o ‘herói da estrada’ é recebido sob os mais rigorosos protocolos para impedir o contágio e a disseminação do Coronavírus e é orientado sobre a necessidade do uso correto da máscara (que virou acessório indispensável nos dias de hoje), assim como o hábito de lavar as mãos frequentemente e usar álcool gel, além da importância do distanciamento social e da higienização de pontos da boleia e do caminhão, que podem ser suscetíveis à contaminação.

A temperatura do caminhoneiro é aferida e ele é convidado a passar pelo circuito da saúde, com testes de glicemia, checagem da pressão arterial, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade), tudo com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.

Após passar pelo atendimento de saúde, o caminhoneiro pode se dirigir à pista montada na arena, onde um instrutor o aguarda para reforçar a conduta que deve ser adotada a cada parada, demonstrando os principais pontos que devem ser higienizados na boleia.

Depois disso, ele poderá mostrar sua habilidade no volante no percurso do slalom, fazendo zigue-zague entre cones para completar o trajeto no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

Para participar das etapas da 29ª Gincana do Caminhoneiro, o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E. Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

Em sua segunda fase – que vai da 19ª a 36ª etapa -, a 29ª Gincana do Caminhoneiro vai classificar mais um profissional do volante na cidade de Tio Hugo e mais um em Alagoinha. No total, serão 18 caminhoneiros, que estarão reunidos na segunda semifinal do evento, que acontecerá no dia 13 de setembro, em Santo Estevão/BA, para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, quando vencedor levará para casa um caminhão IVECO Tector zero km.

Comentarios