Scania anuncia o mais novo lançamento que auxiliará no rendimento e reduzirá os custos para os motoristas.

Boa tarde amigos da estrada!

Muitos foram os lançamentos e novidades que esquentaram o setor do transporte em 2012. Desde a parte mecânica, passando por motores, freios, pneus, até os acessórios, os equipamentos utilizados pelos caminhoneiros no dia a dia tem sofrido uma verdadeira revolução tecnológica. Desde o começo do ano, por exemplo, alguns modelos de caminhões estão sendo testados para rodarem a álcool. A aprovação do projeto seria um ganho em tecnologia, sustentabilidade e economia de combustível para os caminhoneiros.

Enquanto essas mudanças não acontecem, outras novidades podem ser conferidas no mundo dos brutos. A mais recente foi anunciada pela Scania nesta semana: o caminhão de especificação 6×2/4, que reduz os custos operacionais do cliente e melhora o desempenho nas estradas. O modelo, oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, tem potências que variam entre 360 até 480 cavalos.

Celson Mendonça, gerente de Pré-Venda da Scania do Brasil, explica que a especificação técnica desse novo modelo foi desenvolvida para preencher um vazio técnico entre as trações 4×2 e 6×2. “Pensamos na 6×2/4, porque proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”. Nela, o eixo de rodado simples direcional fica na frente do eixo de tração. No 6×2 convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás do eixo de tração, enquanto o 6×2/4 permanece sem o eixo de apoio”, concluiu.

Scania P360 - Foto tirada no coquetel de abertura da 15ª Expo de Transporte

Para o cegonheiros, a Scania lançou um novo veículo, o P 360, que será exibido neste sábado, dia 24 de novembro, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), na 15ª Expo de Transportes. A cidade, berço de empresas que transportam automóveis no estado de São Paulo e em todo o Brasil, abriga as principais transportadoras, sindicatos e associações do setor, como a Aprocam Brasil (Associação de Proteção aos Caminhoneiros do Brasil).

De acordo com Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil, o novo modelo Scania 6×2/4 traz vários benefícios para o comprador. Ele aumenta a capacidade de carga, a exemplo de cargas que devem ser transportadas por baú, sider e tanque. Além disso, ele permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6×2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente e contribuindo para a redução de custos do motorista. O raio de giro com apenas dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.

Segundo site da Scania, o lançamento sai de fábrica com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5 toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de frenagem.  A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.

O modelo ainda possui opcionais: rádio, ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de bordo que auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível), além da caixa automatizada Scania Opticruise. O novo cambio possui um software mais inteligente que ajuda o motorista a escolher a melhor marcha e faz uma leitora da topografia e do comportamento do motorista durante o tempo de direção.

 Na final da competição de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil deste ano, que teve como vencedor o motorista Vinícius de Moraes, os competidores utilizaram caminhões com a caixa automatizada Scania Opticruise e com o computador de bordo Scania Driver Support, ambas as tecnologias foram amplamente aprovadas por aqueles que passam grande parte do dia dentro de uma boleia de caminhão.

Gostou da novidade? Então comente, deixe suas sugestões, críticas e opiniões!

Até a próxima!

Chapa

Comentarios