Rodovias sob concessão têm queda de 10% nos acidentes e de 23% nas mortes

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Levantamento com base em dados da Polícia Rodoviária mostra, também, queda de 11% no número de feridos em 2015 na comparação com o ano anterior

O número de mortes nas rodovias estaduais sob concessão em São Paulo teve queda de 23% em 2015 na comparação com o ano anterior. Levantamento realizado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) com base nos dados da Polícia Rodoviária Estadual e do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito mostra, também, redução de 10,1% na quantidade de acidentes e de 11,1% nos casos de vítimas feridas nos 6,4 mil quilômetros da malha concedida. O resultado representa um importante avanço no sentido de alcançar o patamar estabelecido pela ONU para redução de acidentes de tráfego e trânsito. Os investimentos constantes previstos no Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo e a intensificação das campanhas de educação no trânsito são importantes fatores para obtenção desse resultado.

Em números absolutos, foi registrado em 2015 um total de 251 mortes a menos do que em 2014 na malha concedida. No ano passado morreram em acidentes nas estradas sob concessão um total de 838 pessoas, ante 1.089 vítimas fatais registradas no ano anterior. Já o recuo na quantidade de acidentes, também em números absolutos, foi de 5.265 casos (46.641 em 2015 contra 51.906 no ano anterior), e o de feridos foi de 2.184 (12.806 no ano passado ante 14.108 em 2014). O recuo foi alcançado mesmo com a ampliação da malha concedida em 2015 ocorrida com a inauguração da segunda etapa do Trecho Leste do Rodoanel em junho e o início da concessão da Rodovia dos Tamoios em abril.

Investimentos e campanha. Desde o início do Programa de Concessões, os investimentos realizados pelas concessionárias, com verba proveniente do pedágio, ultrapassam R$ 70 bilhões. Entre os investimentos em infraestrutura que colaboraram para a redução de acidentes estão a implantação de marginais, duplicação de pistas, implantação de faixas adicionais e acostamentos, recuperação e ampliação de dispositivos de acesso e retorno, entre outros. O total de duplicação de pistas da malha concedida somente nos últimos seis anos foi de 266 quilômetros. Esse tipo de obra tem importante papel na redução de acidentes, pois contribui para redução de colisões laterais – que são a terceira maior causa de acidentes, segundo levantamento feito com base nos registros de 2014 – e frontais. Também na malha concedida, no mesmo período, foram implantadas 133 quilômetros de pistas marginais – importantes por separar o tráfego urbano do rodoviário -, 273 quilômetros de faixas adicionais e 344 quilômetros de acostamentos.

No ano passado, a ARTESP e as concessionárias realizaram importante campanha para conscientização dos usuários da necessidade do uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. Com base em pesquisa realizada em dezembro de 2014 pela Agência que apontou que 54% dos ocupantes do banco traseiro não utilizavam cinto de segurança, foi desencadeada a campanha com foco nesse problema a partir de janeiro. Nova pesquisa, em agosto de 2015, indicou que esse índice caiu para 38%. A campanha contou com filmes veiculados na TV e internet, faixas nas rodovias, mensagens nos painéis das rodovias, distribuição de panfletos e ações com o Simulador de Impacto – aparelho que simula uma batida a 5 km/h e transmite ao usuário o impacto de um acidente mesmo que a baixa velocidade, ampliando a sensação de importância da utilização do cinto.

Simulador de impacto. Esse equipamento se mostrou um importante aliado nas campanhas de conscientização. Ao longo de 2015, o Simulador de Impacto passou por 47 cidades, muitas delas mais de uma vez. No total, foram 250 dias de ação com o simulador, já que em muitos dos locais o equipamento ficava mais de um dia. A ARTESP teve 64 parceiros na mobilização realizada em 2015, incluindo, além das concessionárias, escolas, universidades, prefeituras, shoppings centers, órgãos públicos estaduais e municipais, empresas, hospitais e entidades de classe. As ações com o simulador continuam sendo desenvolvidas pela ARTESP. Empresas e entidades interessadas em realizar campanhas com o Simulador de Impacto podem entrar em contato com a Agência no e-mail artesp@artesp.sp.gov.br para agendar datas para a realização de eventos.

Outra importante campanha realizada no fim de 2015 foi a “Vida. Dê preferência”, em parceria com o Detran e o Governo do Estado, na qual foram veiculados filmes com duração entre 30 segundos e dois minutos com depoimentos de familiares de vítimas de acidente. Os vídeos da campanha – também exigidos nos canais de TV aberta – tiveram mais de 640 mil visualizações no YouTube. Há, entre outras peças, vídeo com relatos de João Reis, pai do cantor Cristiano Araújo – que morreu em acidente em rodovia -, e do filho do cantor Leonardo, Pedro Leonardo – que capotou o carro que dirigia há três anos também numa rodovia.

Paralelo à realização dessas campanhas, as concessionárias mantiveram ao longo do ano várias outras atividades cujo foco é a mudança de hábito tanto do usuário como da população que mora às margens das rodovias, principalmente nos trechos urbanos. São feitas ações para os caminhoneiros que envolvem a realização de exames médicos e orientação em postos de serviços; ações para incentivar o uso de passarela pelos pedestres, campanhas para não utilização de celular ao volante, não consumo de álcool antes de dirigir e não ultrapassar os limites de velocidade.

Quatro anos de queda. Esse é o quarto ano consecutivo em que o número de acidentes na malha concedida apresenta retração. Em 2012, 2013 e 2014 essa redução foi de 3,06%, 3,54% e 3,86%, respectivamente. Já os números de feridos vêm oscilando, com aumento em 2012 (1,22%), queda em 2013 (-7,15%), incremento em 2014 (4,17%) e agora a maior queda histórica, de 11,17%. Já as mortes não cediam há dois anos. Após dois anos de queda consecutiva – 2011 de 0,36% e 2012 de 9,73% – foram dois anos de aumento – 2013 de 0,4% e 2014 de 9,23% – e agora a redução de 23,05%.

A concessionária que apresentou a maior queda no número de acidentes em São Paulo foi a Cart, que administra trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270) e João Baptista Cabral Rennó (SP-225) e toda a extensão da Rodovia Orlando Quagliatto (SP-327) nas regiões de Bauru, Marília e Presidente Prudente. O recuo foi de 17,66% (de 1.382 acidentes para 1.138) na comparação entre 2015 e 2014. Em seguida, com redução de 15,52%, aparece a ViaNorte, que administras trechos das rodovias Anhanguera (SP-330), Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Atílio Balbo e Armando Salles Oliveira (SP-322) e Alexandre Balbo (SP-328), no Nordeste do Estado. Veja abaixo link de tabela com o desempenho das 20 concessionárias do Programa de Concessão do Estado de São Paulo:

http://www.artesp.sp.gov.br/Acidentes-Feridos-e-Mortos-2008-2016.JPG

PRA. Desde o início do programa de concessão, a ARTESP mantém junto às concessionárias o Programa de Redução de Acidentes (PRA) cuja meta era reduzir o índice de mortes nas rodovias para menos da metade em 20 anos a partir de 2000. O índice considera a quantidade de mortes, o volume de veículos e a extensão da malha. As medidas adotadas surtiram efeito tão positivo que a meta foi praticamente atingida em 13 anos: o índice caiu de 5,32 (mortes por 100 milhões de veículos por quilômetro) para 2,57.

Nova meta. Com base nos resultados alcançados no PRA e considerando as metas lançadas pela ONU no programa Década de Ações para a Segurança Viária (2011 a 2020), a ARTESP, em conjunto com as concessionárias, reviu os objetivos de seu programa de redução de acidentes. A nova meta é reduzir as mortes em 50%, ou pela metade, até 2020, considerando os números de 2010 como base. E, mesmo sem ser uma das metas estabelecidas pela ONU, queda de 20% no número de feridos. Para atingir o patamar almejado, a ARTESP mantém os investimentos na infraestrutura viária e vem reforçando as campanhas de educação no trânsito por considerar que é necessário mudar também o comportamento do usuário.

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ARTESP – Assessoria de Imprensa

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