Projeto de educação de trânsito e ambiental distribui material de trabalho e integra novas escolas públicas na região

A4 apaisado RGB

O Projeto Escola Arteris, desenvolvido na Intervias, entregou no mês de março os novos kits de materiais didáticos e recursos pedagógicos para trabalho de educação de trânsito e ambiental para as escolas públicas da região que passaram a ser atendidas pelo Projeto. Em 2016, mais cinco escolas integraram o Projeto Escola e o Viva Meio Ambiente, totalizando 91 escolas neste ano. As novas escolas são: CEMEI Vereador Armando Battel, de Conchal, EMEF Prof. Maria Sylvia Traldi de Marco, de Descalvado, EMEIEF Padre Maurício Sebastião Ferreira, de Limeira, e as EMEF Prof. João Teixeira (CAIC) e Wladimir Salzano, ambas de Porto Ferreira.

Os kits de trabalho incluem livros, álbuns seriados, revistas em quadrinhos, jogos, mapas rodoviários e o Código de Trânsito Brasileiro. Além do material físico, a equipe do Projeto também apresentou o website, ferramenta utilizada para inclusão das atividades realizadas nas escolas e que serve como “termômetro” na avaliação das instituições que serão premiadas no final do ano. As crianças e educadores também tiveram contato com o novo aplicativo do Projeto Escola. Disponível para celulares Android, IOS e Tablets, o app traz a realidade aumentada da revista em quadrinhos da “Turma do Zé Quest” e apresenta vídeos das aventuras vividas pelos personagens, além de jogos e desenhos para colorir.

Encontros pedagógicos

Os educadores se reúnem periodicamente para compartilhar as atividades e conhecimentos das ações realizadas com os alunos. Os encontros são essenciais para a realização do projeto, uma vez que oferecem todo o suporte necessário para que os educadores integrem, de uma maneira dinâmica, os temas cidadania no trânsito e responsabilidade social ao cotidiano dos estudantes.

O primeiro encontro foi realizado no início de março, quando os educadores passaram quatro dias imersos em atividades práticas, esportes de equipe ao ar livre, reflexões e palestras que transmitiram os ideais do Projeto Escola e a sua base de trabalho. A reunião aconteceu na Repúbllica Lago, em Leme.

Outros dois encontros estão previstos para os meses de maio e agosto, onde os representantes das escolas participantes irão mensurar as atividades, apresentar dinâmicas e tirar dúvidas.

Projeto Escola na Intervias

O Projeto Escola é desenvolvido na Intervias desde 2001 e já conta com a marca de 61.943 alunos e 2.968 professores e é realizado em 91 escolas da rede pública de ensino das 19 cidades por onde passa o trecho administrado pela concessionária.

Atualmente realizado nas nove concessionárias do Grupo Arteris no Sul e Sudeste do país, o Projeto Escola envolve alunos de creches, dos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). É uma iniciativa de responsabilidade social e que tem como missão a educação como melhor caminho para humanização do trânsito, tornando-o mais seguro, e da valorização da vida por meio da cidadania e respeito.

COMUNICAÇÃO – INTERVIAS

Comentarios