Portal SemiNovos Carros traz Dicas sobre a Calibragem dos Pneus

CURITIBA, Brasil, 6 de março de 2020 /PRNewswire/ — Se você é motorista sabe bem que a calibragem dos pneus é uma parte essencial na manutenção do seu veículo, pois calibrar os pneus periodicamente acresce mais tempo à vida útil deles. Mais ainda, a calibragem exata dos pneus auxilia o carro a consumir uma quantidade menor de combustível e, consequentemente, a ter um desempenho melhor na estrada. Afora isso, pneus mal calibrados podem ser um risco à segurança dos ocupantes do veículo, pois modificam a dirigibilidade do veículo, fazendo com que ocorram desgastes excessivos durante a viagem. Por isso, para evitar problemas, o ideal é que você calibre os pneus do carro a cada quinze dias. Confira mais dicas sobre o assunto reunidas pelo portal SemiNovos Carros.

Pressão ideal para calibrar os pneus

Caso os pneus de seu carro sejam originais, siga as instruções repassadas pela montadora responsável, que podem ser encontradas no manual do veículo, no lado de dentro da porta, geralmente a porta do motorista ou sobre a tampa do reservatório. Caso os pneus de seu carro tenham medidas diferentes, opte por seguir as instruções do fabricante, e não apenas calibre os pneus com a mesma pressão, isto porque pneus que tenham medidas diferentes logicamente também terão pressões ideais distintas. Além disso, quando você for viajar, a calibragem dos pneus precisa ser feita até 3 dias antes da data da viagem.

Em média, a calibragem dos pneus obedece às seguintes medidas:

  • Veículos com aro 13 devem receber, em média, 26 libras;
  • Veículos com aro 14 devem receber, em média, de 28 a 30 libras;
  • Veículos com aro 15 devem receber, em média, de 28 a 31 libras.

Cuidados ao calibrar os pneus

Pelo fato de os pneus precisarem ser calibrados em temperatura ambiente, é importante que você não rode muito até encontrar um local para calibrar. Caso isso ocorra, o recomendado é que você espere o pneu esfriar para calibrar. O ideal é calibrar os pneus após ter rodado, no máximo, 3km.

Mas você sabe por quê? Sempre que rodamos, os pneus esquentam em função do atrito, o que faz com que aumente o volume interno de ar, aumentando também a pressão e, consequentemente, aumentando as medições. Para evitar esse problema, indica-se fazer a calibragem pela manhã, quando é provável que o carro não tenha rodado muito.

Outros cuidados importantes de serem tomados envolvem o balanceamento e alinhamento de seu carro, que precisa ser feito a cada cinco mil quilômetros. Além disso, a cada dez mil quilômetros é importante fazer o rodízio dos pneus.

Terrenos diferentes exigem pressões diferentes?

Na maioria dos terrenos, essa medida não é necessária. Somente em lugares onde muita lama ou areia recomenda-se reduzir a pressão, pois dessa forma o pneu terá uma área de contato maior com o solo, aumentando assim a tração. Caso você faça isso, recalibre os pneus novamente o quanto antes com a pressão normal. Enquanto não recalibrar, evite passar dos 80 km/h.

Em terrenos com muita água ou rocha, não é recomendado mudar a pressão, pois fazer isso poderia provocar cortes no pneu.

Mitos sobre a calibragem dos pneus

  • Não se deve usar pneus com medidas diferentes, pois altera o modo como o veículo se comporta;
  • Não calibre os pneus como preferir, siga as instruções determinadas pelo fabricante do veículo ou dos pneus, caso não sejam os originais do carro;
  • Não use pneus carecas, pois eles não proporcionam melhor dirigibilidade, pelo contrário, aumentam o risco de acidente. Pneus carecas já perderam a aderência, pois já não possuem os sulcos, além de não possibilitarem o escoamento de água.
  • A forma como você conduz seu veículo afeta a vida útil dos pneus, pois acelerações e freadas bruscas aumentam o desgaste dos pneus.

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FONTE Portal Semi Novos Carros

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