Pintados à mão, os caminhões indianos são obras de arte em movimento

Caminhoes-decorados-da-ndia-25

Enquanto no Brasil os caminhoneiros manifestam-se com as populares frases de para-choques, na Índia, existe entre os motoristas a cultura de pintar e decorar seus veículos.

O fotógrafo norte-americano Dan Eckstein teve, em 2011, a oportunidade de captar essa manifestação artística enquanto viajava pelas estradas do Rajastão – maior estado indiano.

Os veículos são decorados à mão, por símbolos, desenhos e textos que remetem à mistura da cultura local – estão presentes pinturas hindus, muçulmanas, sikhs e divindades cristãs, bem como ícones e referências do pop.

Apesar de toda essa mistura e do fato de que cada caminhão é uma peça única, observando-os coletivamente é possível identificar um estilo que une todos eles.

Publicidade:

anuncio

O trabalho de Dan Eckstein se transformou no livro “Horn Please”, que pode ser adquirido na Amazon.com. O título – que pode ser encontrado escrito em inúmeros caminhões – é uma referência ao costume indiano de buzinar no trânsito, mesmo sem motivo aparente.

Não há informações sobre o lançamento da obra no Brasil, mas o autor disponibilizou inúmeras fotografias no site da publicação. Várias delas você pode admirar abaixo:

Caminhes-decorados-da-ndia-1 Caminhes-decorados-da-ndia-3 Caminhes-decorados-da-ndia-5 Caminhes-decorados-da-ndia-6 Caminhes-decorados-da-ndia-8 Caminhes-decorados-da-ndia-9 Caminhes-decorados-da-ndia-15 Caminhes-decorados-da-ndia-18 Caminhes-decorados-da-ndia-19 Caminhes-decorados-da-ndia-21 Caminhes-decorados-da-ndia-24 Caminhoes-decorados-da-india-2 Caminhoes-decorados-da-india-7 Caminhoes-decorados-da-ndia-30

fonte: Somente coisas legais

Comentarios