Pilotos da Fórmula Truck conhecem fábrica da Pirelli em Gravataí

A planta produz o pneu FR:01, modelo usado na competição mais popular da América Latina

Fórmula Truck Pirelli
Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

Desde o início da temporada 2016 do campeonato brasileiro de Fórmula Truck, a Pirelli, principal fornecedora de pneus para as competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1, passou a ser fornecedora exclusiva de pneus para a categoria.

Já para a primeira corrida da competição, em 13 de março, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), a fabricante levou o pneu FR:01 na medida 295/80R22,5, tanto na versão de pista seca (com banda de rodagem raspada) quanto de asfalto molhado (com banda de rodagem integra) para serem utilizados pelos pilotos da Fórmula Truck. O produto integra o portfólio SERIE 01, a gama de pneus radiais lançada no início do ano no mercado brasileiro.

Em entrevista exclusiva para Chico da Boleia, Neusa Navarro, Presidente da Fórmula Truck, destacou que a entrada da marca de pneus proporcionou novas perspectivas para a categoria, que busca inovar todos os anos.

“Nós já esperávamos que 2016 seria um ano difícil, mas essa parceria nos deu um fôlego novo. Isso era um sonho de consumo, faltava somente a Fórmula Truck para a Pirelli ser a principal fornecedora do automobilismo.”, destacou Navarro.

Os produtos utilizados nos caminhões da Fórmula Truck foram desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil, em Santo André (SP), utilizando também a tecnologia elaborada na matriz italiana, e configurando a renovação de toda a linha destinada a atender as aplicações de caminhões e ônibus.

Composta por pneus que atendem a todos os tipos de veículos de carga, transporte de passageiros, emprego misto e urbano, a nova gama foi desenvolvida tendo em vista as peculiaridades das condições sul-americanas de uso.

Os pneus da competição FR:01 são produzidos nas fábricas de Santo André, e em Gravataí, no Rio Grande do Sul, com processo industrial desenvolvido especialmente para o segmento de transporte e com tecnologia exclusiva SATT*, HETT* e HWTT* que aumentam a resistência a impactos, diminuem a suscetibilidade a deformações e conferem rapidez na montagem e desmontagem do pneu na roda. O talão reforçado propicia melhor resistência a impactos laterais e carga. Além disso, a construção da banda de rodagem reduz a distância de frenagem e aumenta a dirigibilidade do caminhão.

Desde o começo do ano, a parceria entre Pirelli e Fórmula Truck cresceu e se fortaleceu, tanto que alguns pilotos da categoria tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica de Gravataí, lugar onde são produzidos os pneus que eles utilizam nas pistas de corrida. A unidade fabril foi fundada em 1976, emprega cerca de 2.500 funcionários e é responsável pela produção de pneus da linha agrícola, truck radial e convencional e para motos e bicicletas.

“Mostramos os detalhes do nosso compromisso tecnológico e produtivo para oferecer um produto que garante performance, durabilidade e segurança para estes campeões e para também os nossos clientes”, declarou Murilo Fonseca, CEO da Pirelli Industrial durante a visita. “A Pirelli está honrada em receber estes pilotos, que apresentam em cada corrida o grande desempenho do nosso produto”, concluiu Murilo Fonseca.

Os pilotos que conheceram a fábrica da Pirelli em Gravataí foram Raijan Mascarello, Wellington Cirino, Debora Rodrigues, Felipe Giaffone, Alex Fabiano, Leadro Totti, Rogério Castro, Diogo Pachenki e Paulo Salustiano, além da Presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Félix.

Redação Chico da Boleia com informações de Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

Comentarios